05/09/2018

Educação de Holambra atinge marca positiva no Ideb

Município atingiu maior nota de sua história e segunda maior da RMC

Da redação 

Das 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas quatro atingiram as metas estipuladas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. São elas: Holambra, Itatiba, Jaguariúna e Vinhedo. Os quatro municípios, inclusive, foram os únicos a atingirem a meta nos anos finais.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na última sexta-feira (31). São levadas em consideração escolas públicas (municipais, estaduais e federais). As notas variam de 0 a 10, sendo que quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos promovidos, maior será o Ideb, que é divulgado a cada dois anos.

As metas do Ideb são calculadas pelo Inep considerando o estágio de desenvolvimento educacional em cada unidade escolar a partir de 2005. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), a cidade com a melhor nota na RMC foi Jaguariúna, com 7,4. A cidade ultrapassou a meta estipulada para o ano, que era de 6.2.

Das 20 cidades da RMC, 17 atingiram a meta do Ensino Fundamental. As três que não conseguiram foram Artur Nogueira (6.6), Morungaba (6.3) e Santo Antônio de Posse (6.0). No entanto, para os anos finais (do 6º ao 9º ano), somente quatro cidades conseguiram atingir a meta nessa faixa: Holambra, Itatiba, Jaguariúna e Vinhedo. Jaguariúna volta a figurar na ponta da RMC, com 6.4 de nota nos anos finais.

Holambra

A Cidade das Flores alcançou a maior nota de sua história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, entre estudantes do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. A nota é resultado do desempenho dos alunos na Prova Brasil realizada no ano passado. Saltamos de 6,7 pontos, em 2015, para 7,3 em 2017.

“A marca alcançada pelos alunos da rede municipal é motivo de orgulho e de otimismo. A educação básica de Holambra tem conquistado nos últimos anos, graças à dedicação dos educadores, resultados expressivos e que reforçam a qualidade e o compromisso dos nossos profissionais. Atingimos 91,86% de alfabetização na idade certa, até o terceiro ano do ensino fundamental, na Avaliação Nacional de Alfabetização”, avaliou o prefeito Fernando Fiori (PTB).

“Agora avançamos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, com um salto de 6,7 pontos para 7,3 entre estudantes do 1º ao 5º ano. A maior nota da história de Holambra desde o início das provas. Isso, acredito firmemente, é resultado direto do trabalho permanente realizado em sala de aula com apoio de investimentos importantes que foram e estão sendo realizados pelo município”.

Índice

O Ideb foi criado em 2005 pelo Governo depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o Ensino Fundamental, aplicada em todas as escolas. O índice combina dois elementos para medir o desempenho educacional. O primeiro item é a proficiência dos estudantes nas provas nacionais. O segundo é a taxa de aprovação, que é a medida do avanço dos alunos entre as etapas e anos da educação básica. Para elevar o Ideb, as escolas precisam melhorar os dois indicadores, simultaneamente.

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