04/04/2017

Drama trás olhar holandês contrapondo frieza da Segunda Guerra e a frieza humana

Longa-metragem “Winter in Wartime” narra acontecimentos do dia a dia de um jovem garoto e sua família

Pode ser um pouco incômodo não assistir aos filmes norte-americanos e de certa forma saber que a língua falada pelos atores é o inglês – mesmo que o telespectador não tenha domínio sobre a língua inglesa. Entretanto, é interessante – ainda mais para nós moradores de Holambra, onde convivemos com diversos descendentes de holandeses e em certos momentos escutamos a língua holandesa enquanto estamos na fila do banco ou enquanto andamos pelo centro – assistir ao filme “Winter in Wartime”, uma vez que a língua original da produção é o holandês.

winter-2-1491328996

Por mais desafiador que seja, assistir ao longa-metragem não é somente instigante do ponto de vista da língua holandesa, mas também pelo tema que irá tratar. Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, uma pequena cidadezinha sofre a repressão nazista que tão fortemente paira na vida de moradores obrigados a obedecer, se calar quando desejam gritar e, obviamente, em hipótese alguma há a possibilidade de rebelar-se contra as forças dos soldados que dominam a região.

Impossível até conhecermos o jovem Michiel, de apenas quatorze anos e que ajudará na proteção da vida de um soldado britânico que está escondido na floresta. Precisando de cuidados médicos, alimento e água, tal soldado faz parte da resistência britânica e caso seja descoberto pelos soldados alemães, irá morrer imediatamente.

winter-3-1491329016 winter-filme-1491329018

Michiel, comovido e de certa forma empolgado a fazer parte deste ato de rebeldia, conta com a ajuda de sua irmã mais velha que é enfermeira. Além disso, a família inteira de Michiel vive conturbados momentos, pois seu pai é o prefeito da cidade e precisa não apenas aceitar ordens, mas intervir diante de tanta barbaridade e perseguição que anda ocorrendo na cidade.

O preço que Michiel terá que pagar por estar ajudando o soldado britânico vai muito além do que apenas abandonar regalias infantis. Bem surpreendentemente, traz um final inesperado e a todo momento coloca em oposição a frieza de uma guerra imperdoável até hoje e a frieza humana diante de uma situação tão avassaladora na vida de civis. A rigorosidade do inverno – protagonista fiel ao longo de todo o filme – não chega a incomodar tanto a vida dos moradores quanto a brutalidade de ter que viver calado e querer gritar.

Direção: Martinus Wouter Koolhoven

Gênero: Drama, Guerra

Elenco: Martijn Lakemeier, Jamie Campbell Bower, Yorick van Wageningen e outros.

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.