20/05/2016

Dia do Padroeiro resgata história de Holambra

Data foi escolhida para coincidir com Dia do Trabalhador Rural, atividade bastante difundida entre holambrenses.

Da redação

Na próxima quarta-feira (25) a comunidade católica de Holambra vai comemorar o Dia do Padroeiro Divino Espírito Santo. A data representa mais que um feriado religioso, mas um período onde os devotos podem resgatar a história da cidade. O dia será marcado por uma missa em homenagem à terceira pessoa da trindade e contará com as ofertas simbólicas dos fiéis para representar a atuação divina na vida dos cristãos. Para coincidir com o Dia do Trabalhador Rural, pela primeira vez a data será comemorada nesta data.

“A história do padroeiro se funde com a história de Holambra. Os holandeses acreditavam que foi o Espírito Santo que os iluminou, protegeu e guardou enquanto vinham ao Brasil”, lembra o padre Paulo Henrique Dias. Ele comenta que os imigrantes acreditavam no acompanhamento do padroeiro não só na viagem como também na fundação do município. “Em 1966, a igreja de Holambra foi oficializada como a Paróquia do Divino Espírito Santo”, explica. Antes disso, os católicos que vieram da Holanda congregavam em uma igreja, com poucos membros, que fazia parte da Paróquia de Jaguariúna.

IMG_15862 - Copia_2bcb35e2fa1aa337ebe910ea91b90b82faf259a9

Esta é a primeira vez que os fiéis irão comemorar a festividade no dia 25 de maio. A data foi escolhida para coincidir com o Dia do Trabalhador Rural, atividade muito difundida entre os holambrenses. “Assim como os agricultores cuidam da terra, Deus, o grande agricultor, cuida da Terra”, pontua o padre. Outra motivação religiosa para esse ato é a fé de que Deus está abençoando de forma específica o camponês.

Neste dia uma missa será realizada às 19 horas, onde cada família trará uma amostra da plantação com a qual trabalha. “Essa é uma forma de simbolizar a atuação do Espírito Santo no cristão. Eles podem trazer sementes, plantas ou flores que representam o trabalho no campo”. A intenção também é que os devotos entendam de maneira prática de que forma o fruto do Espírito se desenvolve na alma do católico.

Espírito Santo 2_cb26646e0f65d964bf67b93769111ac9a9f7ab01

O pároco afirma ainda que o Dia do Padroeiro é uma data tão importante quanto o Natal, a Páscoa e o Corpus Christi. Para ele, este é o momento em que os católicos podem conhecer quem é a pessoa do Espírito Santo e não somente como ele atua. “No pentecoste a gente sabe que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos, mas Ele é mais do que isso”, frisa.

Em setembro a Paróquia do Divino Espírito Santo comemora 50 anos. Por isso, a igreja está trabalhando para resgatar a história da fundação aos membros. “Queremos manter viva a memória nas pessoas mais novas que, muitas vezes, não conhecem a história, não só da igreja como da cidade”, explica o padre. No brasão da cidade é possível identificar a pomba do Espírito Santo, reflexo da importância do Padroeiro para o município.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.