22/10/2019

Dia de finados: você sabe porque é celebrado em 2 de novembro?

Grupo Serra explica o significado e origem da data

Informe publicitário

No dia 2 novembro é celebrado o Dia de Finados ou Dia dos Mortos. A data, conhecida em vários lugares do mundo, se trata de um feriado religioso dedicado a homenagear os entes queridos que já se foram. No Brasil, o Dia de Finados faz parte da tradição católica onde as pessoas visitam as sepulturas de familiares, amigos e pessoas especiais que faleceram para rezar por eles, enfeitar os túmulos com flores e ascender velas por suas almas.  Mas você sabe porque tudo isso ocorre no dia 2 de novembro?

De acordo com registros históricos, desde o século 2 os cristãos têm o costume de interceder por seus entes queridos, rezando pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação e visitando seus túmulos. Contudo, somente no século 13 ficou definido que o Dia de Finados seria celebrado no dia 2 de novembro por suceder o Dia de Todos os Santos (1). A partir daí a tradição se mantém viva até a atualidade.

Mas se engana quem pensa que somente a comunidade católica celebra o Dia de Finados. O povo celta, que também acreditava na vida após a morte, se reunia para homenagear os que já partiram no dia 1° de novembro. Em países orientais cujo budismo impera, a exemplo de Tailândia e Japão, ocorrem procissões e desfiles em homenagem aos que já partiram, além da preparação de oferendas com alimentos para que as almas sejam alimentadas. Por outro lado, as religiões cristãs protestantes não celebram o Dia de Finados, isso porque não acreditam na existência do purgatório e não têm o costume de orar pelos mortos.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

 Sobre o Grupo Serra

Com o objetivo de prezar pelos últimos desejos do ente querido, o Grupo Serra oferece uma série de serviços funerais. O completo Plano Funerário Serra inclui serviços como urna mortuária, sala de velório, paramentação, coroa de flores, certidão de óbito, transporte gratuito de até 100 km, necrologia, véu, nota de falecimento, flores, velas, terços e um carro assistencial (caso necessário) para auxiliar a família com a parte burocrática. Também é possível optar pela cremação com o plano do Grupo.  Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (19) 3775-9752. Confira também o site da empresa e sua página no Facebook.

Unidades:

Artur Nogueira: Rua Antônio Mateus, 1022, Centro. Telefone (19) 3827-2459;

Cosmópolis: Rua Ramos de Azevedo, 21, bairro Bela Vista (próximo ao Pronto Socorro). Telefone: (19) 3872-2759;

Campinas Matriz : Rua Regente Feijó, 701, Centro. Telefone: (19) 3775-9752;

Campinas: Rua Papa João Paulo II, 587, bairro Padre Anchieta. Telefone: 3775 -9753;

Valinhos: Avenida José Milani, 93, Centro. Telefone: (19) 3869-3217;

Vinhedo: Avenida Independência, 4630, Jd. Santa Rosa. Telefone: (19) 3876-4847;

Hortolândia: Rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, 95, Jd. Mirante. Telefone: (19) 3809- 2020.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.