28/04/2021

Desde o início do ano, Holambra registrou 10 casos de dengue

Departamento Municipal de Saúde de Holambra faz um alerta sobre a importância de se manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito

Da redação

A Covid-19 é destaque constante nos noticiários, tema recorrente nas redes sociais e principal assunto nas rodas de conversa atualmente. Ainda assim, um outro inimigo, velho conhecido de todos nós e que também, em casos graves, pode levar à morte, não deve ficar esquecido: o aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Por isso, o Departamento Municipal de Saúde de Holambra faz um alerta sobre a importância de se manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Desde o início do ano, Holambra registrou 10 casos de dengue. 11 pessoas aguardam o resultado de exames. De acordo com o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, durante todo o ano são realizadas no município ações preventivas e de conscientização, como visitas nas residências para monitoramento e orientação para a retirada de possíveis criadouros, além de entrega de material informativo. “É fundamental que esse trabalho seja conjunto. A população deve fazer a sua parte, cuidando do jardim e do quintal. No período de chuvas que se aproxima é preciso ainda mais cuidado para evitar o acúmulo de água parada”, disse.

No site da prefeitura, em www.holambra.sp.gov.br, está disponível para impressão um panfleto com ações que devem ser realizadas semanalmente. Além disso, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria ou pelo aplicativo Sem Dengue, disponível para telefones nas plataformas Android e iOS. O telefone da Vigilância em Saúde é o (19) 3802-2744. Em 2019, Holambra registrou 45 casos de dengue.

 

Como combater o mosquito:

 – Vedar caixas d´água

– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes

– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas

– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas

– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana

Sintomas da dengue:

 – Febre alta

– Dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos

– Dor nos ossos e articulações

– Manchas vermelhas no corpo

 

Em caso de suspeita de dengue recomenda-se procurar a unidade de saúde o mais breve possível.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.