31/05/2021

Descarte de objetos na rede de esgoto pode entupir sistema coletor e causar prejuízos

Alerta é do Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra

Da redação

O mau uso da rede coletora de esgotos por parte de alguns moradores pode causar entupimento da tubulação e prejuízos à coletividade. O alerta é do Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra, o SAEHOL. De acordo com o superintendente da autarquia, Geraldo Veloso, a rede coletora do município é adequada, mas necessita de limpeza contínua para que mantenha o funcionamento efetivo.

“Periodicamente o caminhão hidrojateador faz o serviço de lavar a rede em vários pontos da cidade, desobstruindo os sólidos que vão parando na rede principal em função de objetos estranhos. Encontramos desde roupas íntimas, plásticos, pedaços de madeira, entulhos de construção, entre outros”, explicou.

Os objetos chegam à rede não apenas através do descarte inadequado em vasos sanitários e ralos: a ligação irregular da rede pluvial com a rede de esgoto também arrasta objetos que terminam obstruindo o sistema.

Os problemas que tal situação pode causar são muitos. “Além do vazamento em vias públicas e do retorno de esgoto em residências e comércios, a prática pode acarretar contaminação das águas e do solo. Por isso pedimos que as pessoas sejam conscientes e não joguem qualquer tipo de material na rede de esgoto”, disse.

O que pode e o que não pode ir para a rede de esgoto:
O que deve ir para a rede de esgoto: água de banho e descarga; água de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque; ralos de escoamento de banheiros, cozinha, área de serviço; água de máquinas de lavar roupas e louças; água utilizada por quaisquer outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.

Não deve ir para a rede de esgoto: água da chuva (a ligação da água da chuva deve ser conectada com a galeria de águas pluviais); papéis e panos; restos de comida; óleo de cozinha; cigarros; plásticos; cabelo; fraldas, absorventes e preservativos; outros objetos que possam entupir o encanamento


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.