24/08/2016

Descartada segunda morte por suspeita de H1N1 em Holambra

Resultado chegou no início da semana do Instituto Adolf Lutz após meses de atraso.

Leonardo Saimon

policlina interna-1471977984

O Departamento de Saúde de Holambra descartou o segundo caso de H1N1 no município. O último resultado chegou no início da semana do Instituto Adolf Lutz após meses de atraso. A vítima é um homem de 47 anos que morreu no final de março. Ainda no início de agosto, o exame de uma mulher, que morreu dias depois da primeira vítima, confirmou o único caso de morte pelo vírus.

No início do ano, duas vítimas morreram com suspeita do vírus e os exames foram encaminhados ao Instituto onde passaram por análise. A suspeita da doença foi levantada no município em março deste ano depois que dois holambrenses foram internados com sintomas do vírus Influenza.

Na ocasião, amostras de ambas vítimas foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. Contudo, após quase cinco meses, apenas um dos casos foi confirmado o outro foi descartado pelo departamento. “A Prefeitura de Holambra, através do departamento municipal de Saúde confirma o recebimento do resultado do segundo exame encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para análise. O laudo, negativo para H1N1, foi entregue aos familiares.”, informou o departamento por meio de assessoria. A Prefeitura não divulgou o nome da vítima.

Campanha em Holambra

Holambra intensificou a campanha de imunização quando vacinou mais de 2.990 pessoas na cidade. As expectativas eram de que 80% de pessoas fossem imunizadas durante campanha. Em Holambra, as doses chegaram a esgotar, mas o prazo de vacinação foi prorrogado para atender o restante do grupo de risco com novas remessar.

“Holambra sempre correspondeu de forma positiva e acredito que isso é resultado da intensa divulgação que tem sido feita”, lembra a enfermeira da vigilância epidemiológica e coordenadora da ação na cidade, Wilma Gomes diretora da campanha na cidade.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.