18/07/2021

Deck do Amor: a tradição europeia que se tornou parte do turismo de Holambra

Inaugurado em 2015, local virou uma das principais atrações turísticas de Holambra e fonte de renda para moradora da cidade

Bruna Ravanhani

O Deck do Amor, inaugurado em 2015, se tornou uma das principais atrações turísticas de Holambra. Através de uma tradição europeia, o local se popularizou entre turistas e moradores que buscam eternizar o amor de alguma forma.

Apesar de ter início na Sérvia durante a Primeira Guerra Mundial, o simbolismo de gravar as iniciais em um cadeado, prende-lo e jogar as chaves no rio foi popularizado na França, fazendo com que A Ponte Dos Cadeados se tornasse um dos pontos turísticos mais famosos do país.

Em Holambra, essa tradição virou fonte de renda para Claudiene Sobral, que possui uma banca no Deck onde vende cadeados personalizados, além de gravar as iniciais do casal para eterniza-las. Segundo a comerciante, casais de todo os lugares já aderiram à tradição – mesmo os que já estão juntos há anos.

Claudiene comenta sobre um casal de idosos que comprou cadeados em sua banca, “Eles tinham 50 anos de casamento, passaram mais da metade da vida juntos e mesmo assim quiseram eternizar o amor aqui”.

A comerciante, que também é manicure, diz que precisou expandir o negócio após a reabertura do turismo na cidade. A banca que só funcionava aos finais de semana passou a abrir de quinta à domingo e durante os feriados, sempre com um grande número de adesão por parte dos turistas, chegando a vender cerca de 200 cadeados em dois dias.

Além dos cadeados de todos os tamanhos, cores e formatos o deck possui alguns objetos curiosos que chamam a atenção de quem passa, como um pistão de carro e um cadeado de bicicleta. Claudiene brinca, dizendo que também é possível eternizar o amor por algum bem material.

“Eu sou casada há 5 anos e coloquei um cadeado aqui com o meu esposo. Não sei onde ele está, pois são muitos e é difícil de encontrar, mas nosso amor está eternizado aqui”, cita. “Já houveram diversos pedidos de casamento aqui também, é um local em que os casais adoram visitar. Alguns passam horas procurando o cadeado que colocaram algum tempo atrás”.

Os cadeados podem ser encomendados com antecedência pelo Instagram (@deckdoamor) ou, caso a pessoa prefira levar o seu próprio cadeado, Claudiene oferece uma gravação com pirografo por R$5,00, além de uma polaroide para registrar o momento.

O Deck do Amor fica localizado na Alameda Mauricio de Nasau, 1002, Centro de Holambra.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.