24/05/2016

Corpus Christi deve reunir 700 pessoas em Holambra

Confecção do tapete começa às 7 horas da manhã;

A solenidade de Corpus Christi promete movimentar a rotina dos fiéis na próxima quinta-feira (26) em Holambra. O evento católico deve contar com a presença de 700 pessoas. A festividade, no entanto, também chama atenção dos turistas que devem visitar a cidade no feriado. A data é marcada, no município, pela confecção do tapete, missa e peregrinação dos católicos.

IMG_1613 - Copia - Copia_93741bbc22b19b06b91c01865d5545f3e20db729

O movimento começa por volta das 7 horas da manhã. Neste primeiro momento, os fiéis devem se dedicar na confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, onde será realizada a decoração do objeto com flores, pó de serra e pequenos objetos do dia-a-dia. O objeto será estendido ao longo de toda a Alameda Maurício de Nassau, em frente à Paróquia. O padre de Holambra, Paulo Henrique Dias, explica que os membros foram organizados em equipes, no entanto, turistas que estão visitando a cidade também se juntam aos holambrenses durante a decoração.

“É um trabalho em conjunto de elaboração, cooperação onde as pessoas estão se ajudando. O ato de se ajoelhar representa a humildade”, pontua o pároco. Às 15 horas uma missa será celebrada em comemoração ao dia. Logo depois, começa a peregrinação pelo tapete e, por fim, a bênção do padre.

O católico Valdir Esperança conta que há 30 anos ele e a mulher, Adeleia Esperança, participam da solenidade. “Hoje, eu ajudo pegando pó de serra e levo para a igreja para que eles usem onde precisarem”, ressalta Valdir. O holambranse, que mora no bairro das Palmeiras, comenta que a festividade tem um significado especial para a sua crença. “O corpo de Cristo é tudo para mim, é a razão da minha fé”, reforça.

“O Corpus Christi surgiu na Europa, mais especificamente na Bélgica, onde os fiéis sentiram a necessidade de honrar o Santíssimo Sacramento de forma pública”, explica Dias. Na ocasião, os católicos da Bélgica realizaram uma procissão e confeccionaram um tapete. A tradição veio para o Brasil por meio dos portugueses. “Eles acreditavam que enfeitando o tapete eles estariam contemplando o belo e, dessa forma, os fiéis seriam levados a contemplar o sagrado”, completa.

Comércio Holambrense

De acordo com a Associação Comercial e Empresarial (ACE), os serviços de turismo da cidade devem funcionar normalmente. “Os demais comércios devem se reportar ao sindicato, mas a maioria dos comerciantes não vai funcionar neste período”, informa a associação. Os bancos também não abrirão no feriado, mas o serviço comercial deve normalizar na sexta-feira.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.