14/05/2020

Contratar um contador é obrigatório ou gasto desnecessário? Descubra

Para responder esta questão é preciso estar preparado para enfrentar altos impostos e uma verdadeira enxurrada de burocracias

Informe Publicitário

Pagamos impostos, disso todo mundo sabe e, diga-se de passagem, sente o peso direto no bolso. Afinal, o Brasil possui a maior carga tributária da América Latina. Aproximadamente 33% de toda a economia do país está embasada sobre a arrecadação de taxas e impostos. Somado a este cenário, um tanto quanto complicado, o processo de abertura de empresas em ‘terras tupiniquins’ leva tempo e ainda mais dinheiro. Logo, quando um brasileiro decide começar a empreender, é necessário ter em mente todo este panorama, além de estar preparado para enfrentar altos impostos e uma verdadeira enxurrada de burocracias.

Por Freepik

“Já que tenho que pagar tantos impostos, porque ‘gastar’ dinheiro com um contador?” Este pode ser o pensamento de muitos empresários que estão começando um negócio, ou até mesmo enfrentando alguma crise financeira. Contudo, estabelecer parceria com um escritório de contabilidade, além de garantir a saúde financeira de sua empresa, é uma obrigatoriedade, salvo para o Microempreendedor Individual (MEI).

Mas aí você pode voltar a pensar: “Se o MEI não precisa de um contador autorizado, posso abrir minha empresa nesta modalidade? ”. Depende, o Microempreendedor Individual pode emitir até R$81 mil reais por ano em notas fiscais, não pode ser sócio ou ter participação em outras empresas, além de somente poder contratar 1 funcionário. Por outro lado, quando se fala em Microempresa (ME) é permitido um faturamento anual de até R$360 mil reais e contratação de maior número de colaboradores. Entretanto, a ME pode estar enquadrada na modalidade de Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. É aí que as coisas começam a ficar ainda mais complexas.

Por Freepik

Vem daí a necessidade de contar com a expertise de quem realmente entende do assunto para ajudar o empreendedor a tomar decisões mais assertivas e dentro da lei. E por falar em lei, quando uma empresa deixa passar alguma entrega, fiscal e contábil, mesmo que sem querer, surgem as pendências. Assim, o negócio fica em situação irregular e pode ser impedido de participar de licitações, de obter crédito e até mesmo ter que pagar altas multas.

Certo, mas afinal, o que faz um contador dentro da empresa? Bem, as funções deste profissional são várias, começando logo pelo processo de abertura do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), realizando a organização da rotina diária e mensal de seu negócio – gerando relatórios e informações preciosas para a melhor gestão -, mantendo a empresa regularizada com os órgãos públicos, garantindo que o cliente pague o menor valor possível de impostos, entre outras. De modo geral, o contador é o responsável por te ajudar no cuidado da saúde financeira da sua empresa.

Atenção, o recado agora vai para você, MEI. O  Imposto de renda tem o cálculo de tributação baseado sobre a renda do contribuinte, que pode ser pessoa física ou jurídica. O MEI, está isento de pagar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) mas precisa estar em dia com o  Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Por isso, é importante que você, MEI, também procure um contador para te auxiliar a cumprir corretamente suas obrigações fiscais, para não enfrentar problemas no futuro.

Por Freepik

Agora que você já conhece a função do contador e entende a importância deste profissional, percebe que precisa de um escritório de contabilidade de confiança para assessorar sua empresa, certo? Pois bem, há mais de 20 anos a Almeida e Munhoz Contabilidade reúne eficácia, inovação e segurança para seus clientes. Ao longo dos anos, a empresa tem se especializado para atender com excelência qualquer nicho empresarial.

Almeida e Munhoz Contabilidade oferece uma completa gama de serviços, dentre estes: assessoria contábil, assessoria fiscal e assessoria trabalhista. A equipe da Almeida e Munhoz cuida de todas as questões burocráticas para te proporcionar maior segurança e estabilidade financeira. Procure quem entende do assunto e tem experiência para te ajudar! A Almeida e Munhoz Contabilidade está atendendo a todos os clientes por meio de uma estrutura planejada em sistema home office, garantindo ainda mais segurança para todos os colaboradores e clientes durante a pandemia do coronavírus.

Entre em contato hoje mesmo pelo WhatsApp (19) 99208 – 6715 ou e-mail [email protected]


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.