30/05/2016

Conhecendo o poder das mulheres

Coleção de livros infantis antiprincesas conta trajetória de mulheres importantes que fizeram história

frida kahlo_812f759ec214ba4ed3290c85dd89aff5fcbd6668

Diante de todas as notícias televisionadas e manifestações em contas pessoais de redes sociais, mais uma vez o público feminino pede para que o tema da violência contra a mulher seja pauta de discussões constantes para que, de alguma forma, debates sobre igualdade de gênero e leis mais severas para quem tratar com violência qualquer mulher, sejam levadas em consideração e entrem com maior rigor em ação. Só assim será possível esclarecer que a mulher, infelizmente, está desprotegida na sociedade.

Mais do que reivindicar ações imediatas, faz-se necessário começar a conscientização sobre a importância da figura feminina para a sociedade, além do dever de garantias para que tal figura assegure seus direitos trabalhistas, igualdade salarial, etc. Uma boa forma de iniciar tal conscientização é debater sobre a importância da mulher com as crianças, pois elas são um público ainda em formação, não só formação individual, de personalidade e desejos, mas também formação de cidadãos.

Conversar com uma criança e explicar para ela que homens e mulheres são iguais e devem ser tratados com respeito mútuo, igualdade no trabalho ou nas escolas, além de enfatizar que a figura feminina pode e deve participar de cargos importantes, deve e pode fazer parte de decisões políticas, econômicas e sociais que mudem o mundo ao nosso redor. Usar livros como ferramentas para uma conscientização e debate com as crianças é uma ótima forma de aliar conhecimento com formação educacional e cidadã.

antiprincesas_claricelispector_9429009330cfd2ac5de5c4431cefc65193d480cf

A coleção antiprincesas é um projeto argentino, mas que já tem dois títulos publicados em português. Todos os livros dessa coleção contam, brevemente, a história de mulheres importantes e que influenciaram a política, cultura, música ou economia de seus respectivos países, mas não só isso, pois foram mulheres que também tiverem repercussões no âmbito mundial.

O que é muito interessante dessa coleção é que trata sobre a vida de mulheres reais, que tiveram que lutar, que tiveram que conhecer os limites impostos, mas que através da persistência e força, conquistaram um lugar importante na história. Mulheres que não esperaram pelo príncipe encantado, porém que foram à luta e sabiam da importância de debates a respeito do papel da mulher na sociedade e toda a dificuldade que enfrentavam.

Não só contam as histórias, mas os dois livros traduzidos para o português contam sobre curiosidades da vida da mulher protagonista da história, visando aproximar criança de mulheres reais. Outro ponto muito interessante, no livro, é trazer atividades que estimulem as crianças a apreciarem as obras das artistas em sites ou até estimular a produção de autorretratos.

Em breve, fará parte da coleção o livro que conta um pouco sobre a história de Clarice Lispector, escritora brasileira que têm uma trajetória que precisa ser contada. Os dois livros já traduzidos para o português são sobre Frida Kahlo e sobre Violeta Parra. Os textos são da autora Nádia Fink e ilustrações de Pitu Saá.

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.