12/04/2017

Conheça os vereadores da 7ª Câmara Jovem de Holambra

Votação ocorreu na última semana em três escolas do município

Leonardo Saimon

Os nove adolescentes que irão compor a 7ª Legislatura da Câmara Jovem em Holambra, este ano, se mostram determinados. Alguns foram reeleitos e até pensam em assumir a vereança daqui há alguns anos. Na última semana, três escolas de Holambra, que participam do projeto, realizaram as eleições e definiram os parlamentares jovens ao lado dos suplentes. Embora a maioria seja iniciante, eles já se articulam para definir vice-presidente, primeiro e segundo secretário.

Vereadores mirins-1491918727

Os jovens parlamentares não podem criar projetos, mas suas indicações chegam ao Poder Executivo. Na segunda-feira (10), os vereadores e suplentes mirins conheceram o funcionamento da Câmara. Posteriormente, na próxima terça-feira (18), eles voltam a Casa para a nomeação da Mesa Diretora. Os vereadores Serjão (SD), Edison Picão (PV), Cido Urso (PTB), Lucas Simioni (PP) ao lado presidente da Casa Naiara Hendrikx (PMDB) deram as boas-vindas aos estudantes. E os vereadores jovens prometem fazer o que poderem para serem úteis a Holambra.

Conheçam os vereadores da Câmara Jovem de 2017

Ilan José da Silva

Idade: 14 anos

Escola: Parque dos Ipês

O estudante do nono ano se candidatou pela primeira vez e ganhou. Ao todo, 102 votos colocaram o jovem, morador do Bairro Groot, no projeto deste ano. “Eu acredito que posso ajudar a minha escola a melhorar algumas coisas e, talvez, a cidade. Vou conversar com o prefeito e levar a ele o que as pessoas falarem na rua”, afirma Silva.

Ilan José-1491918323


Taynara Coutinho

Idade: 16 anos

Escola: Ibrantina Cardona

Taynara quer ser ouvida enquanto atua na Câmara Jovem. Estudante do segundo ano do Ensino Médio, a vereadora já havia se candidatado e ganhado o cargo há alguns anos. Por não ter familiaridade com a política, a moradora do bairro Imigrantes deixou o posto e sua suplente assumiu. Agora, ela entende que será diferente. “Eu acho que os jovens precisam ser mais ouvidos. A gente faz parte da comunidade, né? Tem coisas que eles [vereadores] não veem, mas a gente percebe”, explica Taynara.

Taynara Coutinho-1491918338


Maria Carleane Nunes da Silva

Idade: 14 anos

Escola: Parque dos Ipês

Ela fala o que pensa e quer ser ouvida. Os amigos de Maria viram que, por causa disso, ela seria uma boa vereadora jovem nesta nova Legislatura. A moradora do bairro Palmerinhas, recebeu 59 votos e já pensa no futuro. Arquiteta, advogada e até psicanalista são profissões que ela pensa em seguir. “O pessoal da sala comentou ‘vai Maria, você tem jeito para falar. Você fala as coisas sem ter medo’. Daí eu fui e me candidatei, mas não imaginei que eu ia ganhar, mas eu estou aqui e vou falar”, diz Maria.

Maria Carleane-1491918354


Aisha Lara dos Santos

Idade: 14 anos

Escola: Parte dos Ipês

Aisha quer retribuir o voto de seus amigos. E uma das formas de fazer isso é mostrar trabalho. Aluna do nono ano e moradora do Parque dos Ipês, ela conta que tem vontade de um dia cursar Psicologia. Enquanto esse dia não chega, a estudante foca na função a qual foi designada. “Meus amigos disseram que seria uma boa porque eu sempre estou querendo participar e ficar por dentro de tudo o que acontece. Eu até faltei no dia da votação, mas fiquei feliz porque eles demonstraram confiança em mim para que eu os representassem aqui”, explica Aisha.

Aisha-1491918410


Lukas Figueira de Lima

Idade: 15 anos

Escola: Ibrantina Cardona

Uma dose de coragem somada ao apoio dos colegas colocaram Lima entre os nove vereadores eleitos da Câmara Jovem deste ano. O morador do bairro Imigrantes diz que pretende estudar genética e virologia futuramente. No entanto, sabe que pode fazer algo, hoje, por Holambra. “Para começo de conversa, pensei que não ia ser eleito. Fiquei bastante feliz quando eu soube que eles tinham me escolhido. Espero aprender e seguir os ideais que são colocados aqui; e dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito”, frisa Lima.

Lukas Figueiredo-1491918431


Lucas Nogueira Lima

Idade: 14 anos

Escola: Participação

Ele tentou uma vez, mas não conseguiu. Este ano, durante a votação, imaginou que poderia ganhar. Morador do bairro Nova Holanda, Lucas Lima estuda no nono ano e pretende, um dia, cursar Farmácia. Com convicção, ele não teme dizer o que o trouxe ao cargo. “Meu propósito é aprender o funcionamento aqui da Câmara. E, por isso, espero que esse seja um ano de muito aprendizado. Vamos ver no que vai dar”, diz o aluno.

Lucas Nogueira-1491918452


Luiza Medeiros Leopoldino

Idade: 13 anos

Escola: Participação

Ao lado de Aline, Luiza é uma das vereadoras mais novas desta Legislatura e cursa o nono ano no Colégio Participação. Ela acredita que a juventude pode ver a política por meio de outras perspectiva. “Eu acho que é legal os estudantes participarem. E porque a cidade precisa de novos olhares. Renovação!”, expressa.

Luiza-1491918487


Aline David Toledo

Idade: 13 anos

Escola: Participação

Aline se reelegeu e pretende fazer mais do que no ano passado. Com o conhecimento ainda maior sobre o funcionamento da Casa, ela conta que pretende ouvir de perto os anseios dos moradores e interceder junto ao Executivo, por meio de indicações a fim de trabalhar por Holambra. Ela acredita que a falta de familiaridade com a política fez com que ela fizesse pouco. “A minha escola não é tão grande como as outras e este ano tiveram mais candidatos que no ano passado. Por isso, caso eu não passasse, não ia ter problema. Mas já tenho projetos pensados desde o ano passado”, revela Aline.

Aline David-1491918509


Felipe Ygor da Silva

Idade: 16 anos

Escola: Ibrantina Cardona

Silva foi o vereador jovem mais votado da Câmara com 205 votos. O morador do bairro das Palmeiras ambiciona uma cadeira na Câmara Legislativa futuramente. Enquanto isso, começa a galgar sua carreira política desde agora. Vê, em alguns amigos de sessão, pensamentos semelhantes aos seus e pretende trabalhar junto a eles na conquista por uma Holambra melhor. Silva acredita que nesta candidatura os jovens eleitos aparentam ser mais esclarecidos politicamente.“Eu quero ouvir mais o povo, conversar mais com os vereadores e fazer mais indicações para que a nossa voz seja ouvida”.

Felipe Ygor-1491918523

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.