16/08/2018

Conheça as novidades da Mostra de Paisagismo da Expoflora 2018

Exposição abre as portas no dia 24 de agosto

Da redação 

Está chegando um dos momentos mais aguardados pelos moradores de Holambra e turistas de todo o país. A 37ª edição da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, abre as portas no dia 24 de agosto. Porém, você já pode ter um gostinho do que vem por aí. O Portal Holambrense foi conhecer os espaços da Mostra de Paisagismo, evento destinado a projetos inovadores de arquitetos e designers, que ocorre no interior da Expoflora.

Logo na entrada do recinto, destaca-se o ambiente da paisagista Paula Britto. Inspirado nos jardins ingleses, o espaço resgata a essência da jardinagem familiar. Paula explica que a intenção é mostrar que materiais muitas vezes descartados podem ser bem reutilizados. “Os latões, por exemplo. Aqui eles foram matéria-prima para três objetos diferentes”, conta.

Uma miniestufa construída no local revela o caráter familiar do espaço. “Este não é um jardim para quem não vai cuidar. É um ambiente familiar, onde as pessoas que vivem na casa realmente querem se dedicar ao jardim”, complementa. “Aqui eu mostro que você não precisa ter um grande lago. Um lago pequeno já traz o mesmo nível de satisfação e é muito mais acessível e prático”.

Outro ambiente que se destacou foi o do laguista Rogerio Bernardes, juntamente com Gustaaf Winters, biólogo paisagista e Martina Winters. No ambiente, homenagens às famosas lagoas da antiga Fazenda Ribeirão, berço do que hoje é Holambra. Destaque para a piscina natural (biopiscina), feita de alvenaria e com borda infinita que faz a água transbordar para as pedras cuidadosamente escolhidas para integrar o local.

Buna Zechinato, arquiteta e urbanista, levou à mostra, juntamente com o paisagista Pedro Galli, um quintal orgânico sensorial.  A proposta é mostrar diferentes possibilidades para um belo jardim com pouca manutenção, elaborado a partir de materiais acessíveis.

 

A total permeabilidade do piso é uma das características mais marcantes do espaço, que também demonstra atenção à sustentabilidade e preservação dos recursos naturais com uso de cascas de Pinus de reflorestamento, vasos cerâmicos fabricados a partir do barro e madeiras de demolições, dormentes de linha férrea e cruzetas de poste de energia.

A artista plástica Marisa Trippia inovou ao trazer imagens em 3D para despertar sensações e ilusão de amplitude. O piso é recoberto por cascas de Pinus, e suportes de Calibrachoa Cabaret aparecem nas cores laranja e amarela.

“Uma Festa no Jardim”. Este é o tema do ambiente de Roberta Lazarov, designer de produtos, e Rose Faria, designer de plantas. Ambas são alunas da Faagroh e pela primeira vez participam da mostra. A utilização de plantas acessíveis, facilmente encontradas em gardens e supermercados, possibilita rapidamente criar um espaço para a celebração ao ar livre.

Em todos os ambientes, folhagens e flores de plantas perenes estão cultivadas em kokedamas que, suspensas, parecem flutuar, oferecendo leveza à decoração. No mobiliário, peças de família e móveis de madeira de demolição.

Um caminho de piso drenante guia a visitação pelo ambiente de Ana Dix e Patrícia Küpper até o deck de peças ripadas modulares com um banco simples, inspirado no mobiliário caipira, e ao jardim de chuva, recurso que concilia estética paisagística e auxilia na drenagem e retenção de enxurrada.

Daniela Vieira trouxe uma banheira envolta de plantas, propondo um banheiro conceitual em meio ao verde exuberante de folhagens e paredes de musgo. Árvores cortadas foram utilizadas no piso e na decoração. Já Mauro Contesini firmou parceria com a Leroy Merlin para criar um ambiente inovador: a Varanda Bela Vista.

O espaço oferece várias possibilidades nas três áreas do ambiente, pois os espaços são multifuncionais, além de conciliar novas funções à varanda. O lugar é dividido entre uma espécie de sala de estar, além de uma churrasqueira com mesa para seis pessoas. Entre elas, muita área disponível para fazer uma festa com os amigos. Tudo muito urbano e com cores que lembram o industrial.

Outros ambientes se destacam na mostra, como o jardim projetado pela paisagista Márcia Janeiro, a Área de Banho e Relax, idealizada pela arquiteta, paisagista e decoradora Cléia Thomazini e o ambiente Jardim, Natureza e Arte, do paisagista Luciano Simões.

Karina Taccola, arquiteta responsável pela mostra, também apresenta um espaço juntamente com o empresário Alexandre Veneziano.

Ela comentou o fato de muitos arquitetos estarem estreando na mostra em 2018. “Este é o diferencial deste ano. Trouxemos muitos nomes novos, o que vai trazer ideias novas aliadas à sustentabilidade, que é o pano de fundo para toda a exposição”, explica.

Allan Oliveira, designer de interiores de Artur Nogueira, fecha o espaço da mostra com o Bistrô. Trata-se de um café feito com isopor e diversos outros materiais reutilizáveis, evocando o caráter sustentável de toda a exposição.

Confira as fotos: 

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.