13/03/2019

Conheça as fases de luto e a importância de passar por elas

É necessário respeitar os desejos do ente querido previamente definidos

Informe publicitário

Por mais que a morte seja a única certeza humana, a perda de uma pessoa querida é uma das situações mais difíceis que a vida pode trazer. Sendo assim, é importante aprender a conviver com a ausência, de modo que o enlutado tenha a chance de recomeçar.

É importante viver cada fase do luto e passar por todos os sentimentos que compõem esse processo. A perda de um ente querido pode fazer o enlutado passar por 5 fases: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Resistir e pular etapas pode prolongar o sofrimento e consequentemente gerar traumas emocionais. Cada pessoa possui seu próprio tempo para atravessar cada uma destas fases.

Fases do luto emocional

Negação

Esse é o momento em que o indivíduo passa pela dificuldade em acreditar realmente na perda. A dor é bastante intensa e é difícil lidar com a ideia do futuro sem o ente querido.

Raiva

É comum sentir uma revolta intensa ao perceber que a situação realmente aconteceu e não é possível revertê-la. Sendo assim, a dificuldade em se conformar é canalizada em raiva.

Negociação

A negociação acontece de maneira intrapessoal, geralmente voltada para questões religiosas. O indivíduo tenta aliviar sua e dor fazendo “acordos” internos.

Depressão

É geralmente a fase mais longa do processo. Ela é marcada pelo sofrimento intenso, sensação de impotência, culpa. É comum que nesse período a pessoa passe por um tempo de isolamento.

Aceitação

É nessa fase que a pessoa consegue ter um pensamento mais realista e passa a aceitar o ocorrido. O desespero é trocado pela serenidade e a perda é enfrentada com consciência.

Cremação 

O processo de luto começa no respeito do desejo do falecido. É necessário que a família respeite a individualidade e a vontade do ente querido em relação ao serviço funério que ele escolheu previamente. Por exemplo a cremação, que atualmente é um procedimento muito procurado pelas vantagens que apresenta. Para contratar a cremação existe um documento chamado “Declaração de Vontade”. A pessoa maior de idade pode manifestar sua vontade a seus responsáveis por meio deste documento. Se o falecido não possuir parentes de primeiro grau e não tiver deixado a sua vontade de ser cremado registrada em cartório, será necessário a autorização judicial para tal procedimento. Além desses documentos, será necessário apresentar cópias e documentos originais da identidade do familiar de primeiro grau e duas testemunhas. Deve ser fornecido pelo crematório um documento que será preenchido e autorizado por um parente de primeiro grau, em cartório.

 

Atualmente a cremação não é um serviço caro. O Grupo Serra Funerária, apresenta um serviço especial que custa menos de um real por dia. Todo o procedimento é feito dentro da região de Campinas. O processo está dentro das normas ambientais estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e também das diretrizes e normas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

O velório pelo método de cremação normalmente é feito por escolha da família. Ocorre o translado do ente querido ao crematório e no local pode ser feita uma cerimônia rápida, a partir do desejo da família, para que se inicie o processo.

Para saber mais sobre a cremação acesse o site da Serra Funerária. O estabelecimento está localizado em Artur Nogueira fica na Rua Antônio Mateus, 1022, Centro. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (19) 3775-9752. Confira também sua página no Facebook.

Outras filiais:
Cosmópolis: Rua Ramos de Azevedo, 21, bairro Bela Vista (próximo ao Pronto Socorro). Telefone: (19) 3872-2759;
Campinas: Rua Regente Feijó, 701, Centro. Telefone: (19) 3775-9752;
Valinhos: Avenida José Milani, 93, Centro. Telefone: (19) 3869-3217;
Vinhedo: Avenida Independência, 4630, Jd. Santa Rosa. Telefone: (19) 3876-4847;
Hortolândia: Rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, 95, Jd. Mirante. Telefone: (19) 3809- 2020.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.