02/08/2016

Confirmada a primeira morte por gripe H1N1 em Holambra

Prefeitura confirmou morte de holambrense após exames no Instituto Adolfo Lutz.

Leonardo Saimon

O Departamento de Saúde de Holambra confirmou, ao Portal Holambrense, o primeiro caso de H1N1 no município. No início do ano, duas vítimas morreram com suspeita do vírus e os exames foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz. A suspeita da doença foi levantada no município em março deste ano depois que dois holambrenses foram internados com sintomas do vírus Influenza.

Na ocasião, amostras de ambas vítimas foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. Contudo, após quase cinco meses, apenas um dos casos foi confirmado. “O departamento municipal de Saúde confirma o recebimento do resultado de um dos dois exames encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz para análise. O laudo, positivo para H1N1, foi entregue aos familiares”, informou o departamento por meio de assessoria.

interna 2-1470059675

No início de Junho, a Secretaria de Saúde do Estado confirmou a chegada de kits de imunização para analisar os exames enviados ao Adolf Lutz. “Por causa de atrasos na logística os kits só chegaram na semana passada”.

Com o diagnóstico incerto, Holambra intensificou a campanha de imunização quando vacinou mais de 2.990 pessoas na cidade. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo alega que a demora foi causada por conta do Ministério da Saúde que atrasou os repasses do material responsável por dar os diagnósticos. Acusações que a União veemente refutou e disse que os kits foram enviados dentro prazo e reforçou a chegada de novos para atender a demanda do estado. “Uma nova demanda foi solicitada para suprir possíveis ocorrências até o ano que vem”, corrobora a União.

Segundo a diretora da Campanha de Vacinação contra H1N1, Wilma Gomes, as duas vítimas apresentaram fortes evidências de contaminação do vírus. “Tudo indica pela parte clínica médica que tenha sido H1N1. Eles tiveram febre, dor no corpo e depois entraram em um quadro de pneumonia grave depois foi complicando cada vez mais”, afirma.

A Prefeitura não divulgou o nome da vítima que morreu após contrair H1N1 em Holambra.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.