21/06/2016

Confira as principais novidades que a Hortitec traz para Holambra

Inovações tecnológicas no setor são resultados de produtos idealizados por empresas expositoras e estudantes da área.

Da redação

A partir desta quarta-feira (22) os produtores e pessoas interessadas no agronegócio vão poder acompanhar na 23° edição da Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec) uma série mercadorias que tendem ao aumento da produção visando um  menor gasto e sem perder a qualidade. Além disso, a feira promete novidades aos visitantes que vão desde a economia de energia até equipamentos que auxiliam na previsão da safra e no combate a pragas. As inovações tecnológicas no setor são resultados de produtos idealizados pelas empresas expositoras e estudantes da área.

VANT_1e81df19943af481b2f298fb5c3074d0fe956c68

O Levantamento Topográfico Aéreo auxilia na previsão da safra e no combate a dengue

Uma das novidades que o visitante poderá ter acesso durante a exposição é o Levantamento Topográfico Aéreo. O objeto auxilia na previsão de safra, classificação de usos de solo, detecção de falhas de plantio, detecção de pragas invasoras e contagem de pés. Para isso, o equipamento conta com rapidez da operação, alta qualidade das imagens e a precisão milimétrica do levantamento. Além disso, esta tecnologia possibilita identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, ao apontar caixas d’água descobertas, piscinas com tratamento inadequado e acumulações de água, bem como auxilia em atualizações imobiliárias para os valores de IPTU, pois permite calcular quadros de área.

O setor florestal também terá algumas novidades este ano, uma empresa está desenvolvendo duas novas máquinas para este segmento de mercado. A primeira delas é a Seletora de Mudas em Tubetes que usa visão computacional para fazer a classificação automática de mudas que crescem em tubetes como, por exemplo, mudas de eucalipto. Já a segunda é a Desentubetadora Automática de Mudas que faz a retirada automática das mudas que estão prontas para serem plantadas, retirando-as dos tubetes.

Visando a praticidade, outra inovação tecnológica que a feira vai apresentar são os equipamentos para processamento de hortaliças e vegetais minimamente processados, ou seja, prontos para o consumo. Adquirir alimentos saudáveis e ao mesmo tempo práticos  tem se tornado tendência não só no Brasil, mas no mundo. Para o empreendedor, seja produtor rural, agroindustrial, indústria de alimentos e cozinhas industriais, além do crescimento do setor, outra vantagem do processamento das hortaliças e vegetais é o alto valor agregado do produto.

E por último, mas não menos importante, a Hortitec pretende, nesta edição, apostar em tecnologias que tragam economia de energia ao produtor. Para isso, foi desenvolvida a GPB1000, para gerar e suprir a falta de energia/economia em emergências em Hidroponia – técnica de cultivar plantas sem solo -, climatização de estufas agrícolas, resfriadores de Leite, câmaras frigoríficas e outras aplicações. O equipamento é capaz de acionar qualquer tipo de carga (resistiva, capacitiva ou indutiva), além de ser recarregável por painel fotovoltaico, gerando economia e independência das concessionárias de energia elétrica.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.