21/04/2016

Confira a programação completa para o Dia do Rei em Holambra

Eventos devem começar às 8 horas e encerrar ao meio-dia deste domingo (24).

Neste domingo (24) quando é comemorado o Dia do Rei em Holambra uma série de atividades estão previstas para a cidade. Além da tradicional corrida, apresentações das orquestras Viola Caipira, da Fanfarra e do grupo de danças típicas deve ocorrer a entrega da primeira fase de obras da remodelação da Alameda Maurício de Nassau. Os eventos devem começar às 8 horas e encerrar ao meio-dia.

Segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, o objetivo a festa é fortalecer a atividade turística e preservar raízes e costumes de uma parcela significativa de moradores. “A vocação turística, o diferencial arquitetônico e a cultura agrícola de Holambra devem muito à influência da imigração. É importante que não deixemos de valorizar a história dos imigrantes que é também parte da história da nossa cidade”, comentou o prefeito.

diarei2

A partir das 8 horas é dada a largada da Corrida do Rei, que este ano conta com cerca de 500 inscritos.

Já as festividades do Dia do Rei acontecem a partir das 9 horas no Moinho dos Povos Unidos, com a solenidade de hinos seguida pela apresentação da Orquestra de Viola Caipira com grupo de gaiteiros, marcada para às 9h30. Na sequência será servido o tradicional café com bolo com a presença da Fanfarra Amigos de Holambra.

A festa será encerrada com a entrega simbólica da remodelação da Alameda Maurício de Nassau.

“O Dia do Rei é uma das festividades típicas mais bonitas e agradáveis do nosso calendário de eventos. É um momento de confraternização entre visitantes e moradores, brasileiros e holandeses”, destaca a diretora municipal de Turismo, Alessandra Caratti.

Durante todo o evento, o Moinho Povos Unidos permanecerá aberto para visitação.

diarei3

Dia do Rei

O Dia do Rei é uma festa holandesa em que é comemorado o aniversário do rei. Na ocasião há festas, mercado de pulgas e a própria visita do rei às cidades. Neste ano, a data cai no dia 27 de abril, dia de nascimento do rei Guilherme Alexandre.

Originalmente era se comemorado o Dia da Princesa, em 31 de agosto, aniversário de Guilhermina Helena Paulina Maria (1880-1962). A festa envolvia muitos jogos infantis e ruas decoradas. Quando Guilhermina se tornou a nova rainha da Holanda após a morte de seu pai, o nome da comemoração mudou para Dia da Rainha.

Juliana Luísa Ema Maria Guilhermina (1909-2004), filha e sucessora de Guilhermina, comemorou o Dia da Rainha em 30 de abril com uma procissão no Soestdijk. Beatriz Guilhermina Armgard (1938) também comemorou o Dia da Rainha em 30 de abril (seu aniversário é em janeiro), mas, diferentemente da mãe, ela levou toda a família e viajou pelo país para visitar vários municípios. O rei Guilherme Alexandre seguiu essa tradição. Ele nasceu em 27 de abril, e este se tornou o Dia do Rei oficial em 2014.

A cor laranja foi adotada para a comemoração já que a dinastia real holandesa é denominada Casa de Oranje (remetendo a cor laranja). Como resultado, essa se tornou a cor nacional da Holanda. No Dia do Rei, as pessoas usam roupas laranja e até mesmo perucas ou maquiagem da mesma cor.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.