19/04/2019

Confeiteiras de Holambra falam sobre confecção de ovos de Páscoa

Profissionais chegam a trabalhar com mais de 200 kg de chocolate

Michael Harteman 

Período de Páscoa faz com que uma das mais deliciosas guloseimas se torne o centro das atenções: o chocolate em forma de ovo. Os supermercados estão repletos deles, envolvidos em embalagens de marcas já conhecidas. No entanto, essa também é uma oportunidade para que pessoas que trabalham com os doces possam aumentar o faturamento na confecção dos ovos.

Arquivo pessoal de Ivanete

Ivanete Artuzi, moradora de Holambra, trabalha com ovos de Páscoa há seis anos. Ela conta que, no início, o objetivo era apenas produzir para os familiares. “Era mais simples, eu fazia para pessoas mais próximas”, exclama a moradora. No entanto, Ivanete começou a romper fronteiras rapidamente. “Fiz curso profissionalizante de chocolate e fui querendo mais, comecei a aumentar a produção e, hoje, graças à Deus tenho uma clientela muito boa”, conta a confeiteira.

Durante todo o ano, Ivanete trabalha com doces, sejam eles para festas ou para serem vendidos em empresas. Mas, quando chega a Páscoa, não tem jeito, quem puxa as vendas são os deliciosos ovos. “Nosso trabalho envolve toda a família, marido e filhos participam, é algo muito gratificante e que a gente ama fazer”, conta.

Em 2018, Ivanete trabalhou com 250 kg de chocolate somente na criação dos ovos. Ela acredita que, embora boas, as vendas estejam menos aquecidas em 2019. “Tivemos bastante encomendas, mas esse ano não acredito que chegue na mesma quantidade do ano passado, embora muitos pedidos são feitos na última hora”, ressalta.

Quem também exerce o mesmo trabalho é Silvia Lourenço da Silva Sarafim. “O chocolate para mim é uma terapia. Não vejo a hora de chegar a Páscoa, eu esqueço de tudo e me sinto muito feliz”, constata. A confeiteira afirma que esse ano irá trabalhar com 240 kg de chocolate. “Estou com bastante encomendas de ovos para essa páscoa, faço com muita paixão, amo transformar uma barra em vários formatos”, exclama.

Silvia é auxiliar de administrativo em uma empresa, porém nem por isso deixa de fazer doces para festas. Nessa época, agarra a oportunidade de trabalhar com os ovos de chocolate.

De onde vem a tradição?

A teoria mais aceita é de que os povos antigos relacionavam o ovo ao início da vida. O símbolo foi aproveitado pelo cristianismo e começou a ser utilizado na cor vermelha, representando o sangue de Cristo. Séculos depois, os ovos começaram a ser confeccionados com chocolate, tornando-se assim um delicioso produto.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.