17/05/2016

'Como eu era antes de você' é o novo queridinho dos adolescentes

Livro da autora JoJo Moyes ganhou popularidade entre o público jovem e ganha adaptação para o cinema

“Como eu era antes de você” está nas rodas de conversas de muitos adolescentes que aguardam com ansiedade a estreia da adaptação do livro em filme, prevista para o mês de junho. O livro, escrito pela britânica Jojo Moyes, narra acontecimentos específicos de um período da vida de Louisa Clark, personagem principal da história, mulher de 26 anos, apaixonada por meias coloridas.

151007_BOOKS_Jojo-Moyes-Portrait.jpg.CROP.promo-xlarge2_e355f8948daece572a593c3b51be0195aa9b073c

A construção da protagonista principal foi muito bem planejada pela autora e conseguiu representar uma personagem um tanto quanto comum, que poderia muito bem ser a nossa vizinha ou amiga próxima. Aos 26 anos, Louisa não tem muitas ambições para sua vida. Ela mora com os pais, a irmã mais velha, um sobrinho extremamente adorável e seu avô.

Com tanta gente morando em uma casa, todos precisam colaborar financeiramente, e com Louisa não seria diferente. Entretanto, uma nova oportunidade de trabalho surge e ela mal imagina que isso trará grandes momentos e reviravoltas em sua vida, a qual –  segundo a protagonista – não é acostumada com acontecimentos interessantes.

Já abordo um ponto interessante, entre vários, que o livro traz. Quão impressionante podem ser as reviravoltas em nossas vidas e o ontem, que parecia “sem sal nem açúcar”, pode se transformar em um amanhã extraordinário.

Com o novo emprego, um novo desafio surge. Louisa terá que cuidar de Will Traynor, homem de 35 anos, tetraplégico. Will é um homem muito rico e após um trágico acidente se confina em sua casa particular. Ele não espera nada da vida, não deseja esperar. Torna-se amargo viver, se torna difícil ser alegre.

ME BEFORE YOU

Contudo, Louisa pode e vai mudar esse cenário tão decadente e pessimista no qual Will Traynor se inseriu e que pretende não abandonar. Mas ela não tem conhecimento nenhum sobre todas as tarefas que deve realizar quando se cuida de um tetraplégico. Tem conhecimento básico sobre como cuidar de pessoas que necessitem de auxílio diário, pois seu avô, que mora com ela, precisa de cuidados especiais, após ter sofrido um derrame, porém, esperta como ela é, a tarefa vai ser aprendida.

O livro não é apenas uma obra em que coloca em cheque, a todo momento, o desejo ou não de Louisa Clark mudar de rumo e aderir novas ambições, muito menos sobre o pessimismo e niilismo exacerbado de Will Traynor. Ao invés disso, o livro aborda a importância não apenas de novos recomeços, em lugares inimagináveis, com pessoas inesperadas, mas também nas segundas chances que a vida nos oferece para encontrarmos um pouco de luz nos dias mais escuros de nossas vivências.

Capa_Como-eu-era-antes-de-voce2_010b07f0cdd77c344175999dd573f6c8892b3f8f

O livro aborda a forte relação entre família, a forte relação de amor que tenta a todo custo fazer valer a pena o dia-a-dia. Will Traynor planeja acabar com seu sofrimento diário, com sua dolorosa permanência na Terra, mas Lou tentará convence-lo de que há caminhos melhores para isso e um deles é acreditar que é possível recomeçar.

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.