26/04/2018

Comércio de Holambra se prepara para o Dia do Rei

Lojas localizadas aproveitam as comemorações e montam bancas com ofertas de produtos com até 50% de desconto

Holambra é brasileira e seus habitantes vivem sob um regime político republicano. Mas a pequena cidade do interior paulista não esquece suas origens e veste-se de laranja, cor da monarquia holandesa, para comemorar, do modo mais tradicional possível, o Koningsdag (Dia do Rei), celebrado em 27 de abril, data do aniversário do atual monarca, Willem-Alexander.

Entre as tradições holandesas nesse dia está o “desapego coletivo”. Os holandeses tiram dos armários e estantes o que não querem ou não serve mais e montam barraquinhas ou estendem tapetes no chão para vender tudo por um bom preço no brechó conhecido na Europa como “mercado das pulgas”.  O comércio de Holambra também mantém a tradição e oferece centenas de produtos para a venda com interessantes promoções.

A Holambra by Designers e a Casa Bela Decorações, localizadas no boulevard holandês da Rua Dória Vasconcelos, por exemplo, montarão as bancas com ofertas de produtos no calçadão não somente na sexta-feira, mas, também, no sábado e no domingo, quando é esperado maior número de turistas na cidade.

A Casa Bela colocará em promoção diversos artigos de decoração, como bandejas, gaiolas e cachepôs. Já a Holambra by Designers, loja conceito que privilegia o trabalho de artistas plásticos, designers e artesãos da região, antecipa que oferecerá produtos por até a metade do preço enquanto durarem as comemorações reais.

Os produtos mais procurados, justamente pela ocasião, deverão ser os que remetam aos Países Baixos e à Casa de Orange, como o moinho de vento pintado à mão com pás de palito de sorvete pelo artesão e morador de Holambra Hamilton de Andrade e as louças (canecas, xícaras e vasos) estampadas com tulipas, flor símbolo da Holanda. O design traz a assinatura do publicitário Luiz Paulo Chiodi, de Artur Nogueira.

Também as tulipas desenhadas pela artista plástica Silvana Chiodi, esposa do publicitário, estampam os delicados ímãs de geladeira. As flores também são usadas pela artista para o fundo dos relógios de mesa.

Sobre o Dia do Rei
Trata-se de um feriado nacional na Holanda para a comemoração do aniversário do monarca regente. As cidades holandesas, principalmente Amsterdã, promovem grandes festas ao ar livre. São realizados shows e performances nas praças, os canais ficam repletos de barcos decorados com a cor laranja (da realeza) e lotados de súditos festejando. O desapego coletivo que forma o “mercado de pulgas” nesse dia faz parte das comemorações.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.