Cerimônia do jaleco celebra nova jornada dos alunos de Psicologia
Em sua terceira edição, o evento é um um marco para os alunos do quarto ano do curso
Yasmim Larissa
O coordenador do curso, Hugo Damasceno, conta que essa é uma importante e significativa ocasião que desperta nos alunos o senso de responsabilidade com a profissão, ao receber o símbolo que é o jaleco que será usado durante as sessões de terapia. “É um simbolismo que traz ao aluno aquilo que ele tanto sonhou ao longo do curso, que é ver a teoria acontecendo na frente dele”, relata Hugo.
Prontos para uma nova etapa
Assim como a cerimônia do jaleco é um marco emocionante na vida do aluno, também é para os professores que os acompanharam desde o começo. “Quando chega esse momento de maturação, conseguimos ver o quanto eles avançaram, trabalharam e foram resistentes. Mesmo com um período de pandemia, que foi devastador, persistiram e estão aí. Essa é uma vitória que a gente compartilha junto”, comemora o coordenador.
Com direito a tapete vermelho, os professores entraram para dar início a cerimônia, seguido dos alunos e os padrinhos escolhidos para auxiliar na cerimônia do jaleco. Mensagens musicais, discursos motivacionais, juramento e até retrospectiva das turmas também fizeram parte da programação.
Ana Carolina Gomes é aluna do sétimo semestre de Psicologia no período noturno e foi escolhida por sua turma para representá-los como oradora nessa noite. Com um enorme sorriso no rosto, a estudante conta que mesmo nervosa, assumiu o desafio e se preparou para “fazer bonito” no palco. “É um momento muito importante para mim. Estamos na reta final e precisamos ter responsabilidade com as pessoas que serão atendidas por nós”, comenta a futura psicóloga.
Seu esposo, Josias Rezende, é consultor no UNASP e foi escolhido por Ana para ser seu padrinho e auxiliar no momento de colocar o jaleco. Em meio a amigos, ele relata que “é uma vitória. Mediante a tanta luta e desafios, é uma alegria enorme poder participar desse momento tão especial para ela e para mim. Me sinto orgulhoso.”
Grandes emoções
Há também quem veio de longe para prestigiar os quarto anistas de Psicologia, como é o caso da mãe da Isabela Unis, que veio do Rio de Janeiro com a família. A bancária Ronisa Pereira conta em meio às lágrimas de felicidade que desciam em seu rosto, o quanto esse momento demonstra o cuidado de Deus para com sua família, diante a tantas lutas que passaram para chegar até ali.
Isabela chegou ao UNASP sem ter a certeza se faria esse curso ou não, mas afirma que viver momentos como esse é um privilégio. “No começo eu quase desisti da faculdade por muitos motivos, mas é muito legal ver que Deus carregou a gente até aqui”, ressalta a estudante.
Essa será a terceira turma a se formar em Psicologia por meio do UNASP campus Engenheiro Coelho, causando um grande impacto na instituição e futuros estudantes que passaram por aqui. Para o diretor geral do campus, Carlos Alberto Ferri, esse evento mostra a força do curso que apesar de ser recente, já demonstra consolidação.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.