21/11/2016

Casos de dengue despencam em Holambra

Semana será marcada por ações de combate ao mosquito no município

Leonardo Saimon

O Ministério da Saúde lançou neste último domingo (20) a campanha nacional de combate à dengue em todo o Brasil. Diversas ações que visam diminuir o número de contaminados devem ser implantados nas cidades. Em Holambra, os casos de contaminação pelo mosquito Aedes Aegypti despencaram em 2016. Segundo o Departamento de Saúde, entre os dias 21 a 25 de novembro a cidade contará com uma semana de mobilização.

Os números de moradores contaminados caíram em mais de 95% no município e o último caso registrado na cidade foi em abril.  Até o momento, cerca de 13 pessoas foram contaminadas pelo vírus.

Já em todo 2015, a Secretaria de Saúde revela que Holambra teve 538 notificações da doença, sendo 291 confirmados pelo instituto Adolf Lutz e contraídos na própria cidade, não havendo nenhum registro de casos importado. Na época a maior incidência foi no período de chuvas, que concentrou 97% dos casos.

IMG_2768a_8482521b8fe4bb435ef835ee2e7d665d106cb712

De acordo com o diretor de Saúde Valmir Marcelo Igclesias, a redução significativa observada no município se deve há três fatores. “As ações educativas desenvolvidas pelo departamento, às visitas permanentes em imóveis por todo o município e à fundamental adesão da população ao trabalho de prevenção. Sem o engajamento e a colaboração dos moradores, a eficiência do combate à dengue é reduzida expressivamente”, explica o diretor.

Além disso, Igclesias afirma que o munícipio tem se engajado durante todo o ano no combate ao Aedes Aegypti e não somente a um período. “As ações de rotina, como as visitas casa a casa, são mantidas durante todo o ano. Esse trabalho será intensificado a partir da próxima semana. Promoveremos também nova campanha educativa e de conscientização acerca da importância da prevenção e da colaboração individual dos moradores”, completa.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.