09/07/2016

Cãominhada deve reunir 300 pessoas em Holambra

Projeto surgiu com objetivo de fazer ação beneficente em prol da comunidade.

Voluntários de Holambra estão organizando uma Cãominhada com o intuito de arrecadar recursos para ajudar cuidadora de animal. Os organizadores estimam que cerca de 300 pessoas devam comparecer ao evento. O encontro ocorrerá no dia 31 de julho às 08h30. O percurso começará na praça dos Coqueiros e ao final será realizada uma feira de adoção com intuito de achar abrigo para animais abandonados. As inscrições custam R$ 10 e dará direito a um boné e um café da manhã.

Depois de ajudar no bingo beneficente que foi sucesso de arrecadação, Janaina Frade foi confrontada com a realidade de que poderia fazer mais. “Fiquei pensando, da mesma forma que ajudei no bingo eu poderia fazer outra coisa”, comenta. Do outro lado da cidade, os adolescentes do clube Interact receberam outro desafio que também contribuiria para o planejamento desse projeto. “A gente tinha que fazer alguma coisa que possa beneficiar a comunidade”, lembra Bianca Capello, presidente do Interact.

interna 1-1468005962

A Cãominhada terá apoio da Guarda Municipal. Com um percurso de um quilômetro, segundo estimativa dos organizadores, os participantes sairão da Praça dos Coqueiros até a Flor da Aldeia e depois retornarão à praça onde será feita uma feira de adoção para arranjar abrigo para animais abandonados e para alguns cachorros que estão sob cuidados da Nell. “Eu já tenho uma cadela que foi abandonada com cinco filhotinhos em um lixão”, explica Janaina. Antes da Cãominhada, um café da manhã estará à disposição dos participantes que também ganharão um boné.

Abandono de animais

O abandono de animais é um problema esbravejado em coro pelos holambrenses. Janaina lamenta que não exista um canil ou algum tipo de abrigo municipal para atender esses animais. “Infelizmente, eu vejo pessoas de Holambra indo adotar animais em Artur Nogueira, quando aqui na cidade existem muitos que precisam de donos”, revela a voluntária que acredita em um crescimento da ação através de divulgações.

Legislação

Em Holambra, a Lei Municipal 485 criada pela vereadora Jacinta Van Der Heijden (PSDB) e sancionada em 20 de novembro de 2001 diz respeito aos animais nos logradouros e vias públicas da cidade. O texto destaca que é proibido a permanência de animais nesses espaços, com previsão de recolhimento para os “depósitos do município com os quais a prefeitura possuir convênio” (primeiro parágrafo o artigo 1).

Para Jacinta, o texto precisa de revisão, já que foi feito há 15 anos e usava termos que não cabem mais à cidade. A vereadora também reconhece que são necessárias outras leis para que o trabalho preventivo seja mais eficaz, uma vez que ter animais na rua também é uma questão de saúde pública.

Outra lei que lembra os maus tratos a animais é a 843, que cria a semana de proteção aos animais de Holambra. A data que precede o dia mundial, 4 de outubro, é para que sejam realizadas no município atividades de conscientização. “Por proteção aos animais entende-se o conjunto de ações destinadas a promover a educação ecológica da população e o respeito à vida e a integridade física e psíquica dos animais, viando ao bem estar”, diz o texto.

03-1468005986


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.