18/11/2019

Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda em Holambra

Ação irá atender holambrenses de 20 a 29 anos que ainda não foram imunizadas até do dia 30 de novembro. Cidade não registrou casos da doença

Da redação

Começa nesta segunda-feira (18) a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Holambra. Nesta etapa o foco são jovens na faixa de 20 a 29 anos ainda não imunizados contra a doença. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 30 deste mês as doses estarão disponíveis. O público-alvo deve comparecer a Policlínica Municipal e no PSF Santa Margarida, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. A cidade de Holambra não registrou nenhum caso de Sarampo este ano.

Doctor giving patient vaccine, flu or influenza shot or taking blood test with needle. Nurse with injection or syringe. Medicine, insulin or vaccination. Hospital office room.

A distribuição das doses será realizada até o último dia do mês na Policlínica Municipal e no PSF Santa Margarida – sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30h, e 13h às 16h. No sábado (30), haverá o “Dia D”, a Policlínica Municipal estará aberta, das 8h às 16h, para facilitar o acesso dos que ainda não se vacinaram ou estão com a carteira de vacinação desatualizada. “Pedimos a todos os jovens que aproveitem esta campanha exclusiva para eles. A vacina é a melhor forma de proteger a si próprio, sua família e amigos”, diz o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Na primeira fase da campanha, foram vacinadas 400 mil crianças na faixa de 6 meses a menores de 5 anos de idade, entre 7 e 25 de outubro. “Importante lembrar que quem tomou a primeira dose há menos de um mês, deve aguardar trinta dias para receber a segunda”, complementa a Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Helena Sato.

Cenário epidemiológico

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus. Neste ano, até o momento, a cidade de Holambra não registrou nenhum caso de Sarampo, seja laboratorialmente ou com base no critério clínico-epidemiológico (ou seja, com base em sintomas e avaliação médica).

Mas o Sarampo ronda a região. A cidade de Jaguariúna já soma 11 casos registrados laboratorialmente. Em Artur Nogueira (3), Engenheiro Coelho (2) e Cosmópolis (3) a doença já foi identificada. Em todo o Estado de São Paulo, até o fechamento do último balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica, foram registrados 8.815 casos confirmados laboratorialmente e 2.759 com base em sintomas e avaliação médica.

Contraindicações

A vacina é contraindicada também para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.