12/11/2019

Campanha de Vacinação contra o Sarampo terá nova etapa em Holambra

Esta deve ocorrer a partir da segunda-feira (18)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será retomada na próxima segunda-feira (18), após conclusão da fase de imunização de crianças com entre seis meses e cinco anos de idade. A distribuição das doses será realizada até o último dia do mês na Policlínica Municipal e no PSF Santa Margarida – sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30h, e 13h às 16h. Haverá também atendimento no sábado (30), apenas na Policlínica Municipal, das 8h às 16h.

O atendimento acontece de forma seletiva. Ou seja: todos os adultos entre 20 e 29 anos, público-alvo desta nova etapa, devem comparecer a uma das unidades com a carteirinha de vacinação para avaliação. A aplicação será feita imediatamente caso o morador não tenha recebido a dose anteriormente.

De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, Holambra não registrou este ano nenhum caso da doença. “A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacina. Por isso é essencial que o público-alvo esteja atento e procure uma das unidades com a carteirinha de vacinação e o Cartão cidadão”, disse.

A transmissão do sarampo ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso.

“É importante esclarecer que alguns grupos precisam estar atentos e procurar um médico caso tenham alguma dúvida. Pessoas que realizam algum tratamento médico e estejam com o sistema imunológico comprometido ou mulheres grávidas, por exemplo, não devem tomar a vacina”, explicou a enfermeira Wilma Barbosa Gomes, da Vigilância Epidemiológica da cidade.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.