30/11/2016

Câmera de vídeo inspeciona rede de esgoto em Holambra

Equipamento identifica em tempo real problemas na rede

Da redação

camera-1480517054

Primeira rede a passar pela inspeção está localizada na Rua Dória Vasconcelos

A fim de aprimorar os serviços de manutenção da rede de esgoto do município, a concessionária Águas de Holambra passou a contar com um importante reforço tecnológico. A equipe técnica da concessionária começou a trabalhar com uma câmera especial de vídeo para detecção de eventuais irregularidades existentes na rede.

O equipamento já é utilizado em outras unidades pelo grupo e agora passa a compor também os recursos operacionais da Águas de Holambra. A câmera é conectada a um computador e registra, em tempo real, a parte interna da tubulação por meio de vídeo e também fotos. O equipamento facilita a identificação dos problemas de entupimento, o que é comum na rotina dos técnicos da empresa que atuam na rede de esgoto. A primeira rede a passar pela inspeção está localizada na Rua Dória Vasconcelos.

camera-2-1480517027

Câmera é conectada a um computador e registra, em tempo real, a parte interna da tubulação

Durante o trabalho, uma sonda com capacidade de até 120 metros é conectada à câmera e lançada pela tubulação da rede de esgoto que permite visualizar qualquer anormalidade, desde lixo acumulado, restos de comida ou gordura nas paredes dos tubos até ligações clandestinas de esgoto em galeria pluvial ou ligação irregular de água de chuva. São casos, sobretudo, que impedem a passagem do esgoto e provocam, consequentemente, o extravasamento ou exigem a manutenção na rede.

No próximo período, a equipe técnica vai trabalhar na programação de serviços a fim de definir quais regiões da cidade devem ser atendidas com o equipamento. “É importante ressaltar que as imagens da câmera também detectam a vida útil e condições da tubulação. A câmera além de auxiliar a rotina de trabalho, traz agilidade e mais eficiência na manutenção, pois a abertura da vala, por exemplo, é feita apenas no local exato identificado pelo equipamento. Esse fator contribui principalmente para reduzir os custos e impactos da obra aos clientes”, declara Alan Pedra, analista de Engenharia Júnior, da Regional São Paulo da concessionária, que auxiliou nas primeiras ações com o novo equipamento em Holambra.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.