27/04/2016

Câmara Jovem realiza primeira sessão ordinária de 2016 em Holambra

Ex-vereador Andreas Graat acompanhou os trabalhos durante a sessão e deu conselhos aos participantes

CJOrd1_2016

Na primeira sessão ordinária da Câmara Jovem 2016, realizada na última segunda-feira (25), os vereadores jovens contaram com a presença de uma figura ilustre do Legislativo de Holambra: Andreas Graat, primeiro presidente da Câmara Municipal (1993-1994) e vereador por três Legislaturas (1993/1996, 1997/2000 e 2001/2004).

Durante a sessão, cinco indicações foram apresentadas. A vereadora jovem Aline David Toledo solicitou ao Executivo o envio de projeto de Lei visando criar um núcleo do Projeto Guri no município. Idealizado pelo governo do estado de São Paulo e patrocinado por grandes empresas, o projeto tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos através do ensino da música. Em justificativa, Aline lembrou que “Holambra é rica em artes e história, como é possível observar através dos grupos de gaiteiros, danças folclóricas e orquestra de violeiros, e é necessário fortalecer e enriquecer ainda mais o potencial artístico e cultural da cidade”.

Weverton Ferreira

O vereador jovem Weverton Ferreira dos Santos foi autor de quatro indicações. Pediu ao Executivo a limpeza e reforma da quadra esportiva da escola Parque dos Ipês, bem como a colocação de traves. Requisitou também o plantio de árvores no entorno da unidade escolar.

Iluminação pública

Em sua quarta indicação, Weverton solicitou a instalação de iluminação pública nas proximidades da igreja no bairro Palmeiras. O vereador jovem ocupou a tribuna para justificar o pedido: ”nas proximidades da igreja, no último ponto de ônibus, é muito escuro. Há pessoas que, quando vão à igreja, ficam com medo ao passarem”. O vereador jovem disse ainda que reside nas proximidades e que muitas vezes precisa transitar pelo local sozinho. “Com iluminação a gente se sente mais seguro”, finalizou.

Isabella Siguesi

Os vereadores jovens Vítor Canisella, Felipe Igor e Isabella Siguesi  também utilizaram a tribuna e opinaram a respeito das indicações apresentadas. A sessão foi presidida por Luana Caroline Soares. Também participaram os vereadores jovens Leonardo Van Ham e Paula Cristina Soares. A situação de uma vereadora jovem que ainda não participou das atividades permanece indefinida.

Conselhos

Graat em tribuna 1

Ao final da sessão, Andreas Graat falou sobre as dificuldades iniciais do aprendizado político. “Vim aqui prestigiar a coragem de vocês. A gente percebe que é a primeira sessão. Em 1993, quando nós iniciamos a Câmara, estávamos na mesma situação que vocês, meio perdidos. Holambra nunca tinha realizado uma sessão”, relembrou.

O ex-vereador sugeriu que os demais alunos das escolas participantes compareçam às sessões como forma de incentivar o debate político e salientou a importância do projeto Câmara Jovem. “Precisamos politizar a nossa juventude. Vocês estão vendo o que está acontecendo na política do Brasil. Acho maravilhoso ver vocês nessa idade tendo essa experiência. Vão conhecer como funciona uma cidade, muitos adultos não sabem”, disse.

Graat em tribuna 2

O atual presidente da Câmara, Pedro Weel, e os vereadores Mauro Sérgio (Serjão), Eduardo da Silva (Pernambuco) e Sebastião Ribeiro (Tiãozinho) também acompanharam a sessão e deram dicas e sugestões aos vereadores jovens sobre os procedimentos adotados durante as sessões e a confecção de proposituras.

Câmara Jovem

A Câmara Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Holambra criado em 2009 com o intuito de proporcionar aos estudantes de Holambra maior conhecimento da estrutura política e incentivar o exercício da cidadania. Os vereadores jovens cursam o 8º ou 9º ano do ensino fundamental ou o ensino médio, e foram eleitos nas escolas participantes (Colégio Participação, Escola Ibrantina Cardona e Escola Parque dos Ipês).


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.