15/12/2016

Câmara Jovem de Holambra encerra atividades deste ano

Discursos exaltaram participação ativa dos jovens e exercício da “boa política”

Da redação

princcamarajovenencerr2016-1481811098

O projeto Câmara Jovem, que busca aproximar a juventude de Holambra à política através da convivência com o processo legislativo, encerrou as atividades em 2016 com sessão solene realizada na última terça-feira (13). O encontro contou com a presença de pais, amigos, profissionais de educação, vereadores e convidados.

A diretora de educação de Holambra, Fabiana Camilo, exaltou a atuação dinâmica dos jovens no projeto: “Para nós educadores é um orgulho muito grande tê-los aqui participando ativamente do exercício de cidadania do município. Foi uma Câmara ativa, fizeram indicações pertinentes. Gostaria de dizer que esse trabalho não pode parar”, apontou Fabiana. Raciocínio compartilhado por Rina van Schaik, diretora do colégio Participação: “É muito importante que vocês continuem sempre fazendo esse exercício, pleiteando aquilo que é para o crescimento de vocês, da sua cidade, do seu país”.

No tom geral dos discursos, o sentimento de que o projeto deve continuar a ser desenvolvido ano após ano, mesmo que o cenário político nacional se mostre negativo: “Não vamos deixar isso acabar. Foi um ano tão difícil, eleitoral, sabemos que o cenário político no Brasil infelizmente dá vergonha, porém não podemos olhar para isso, devemos virar a página e esperar um futuro melhor através de vocês”, afirmou Astério Filho, pai do vereador jovem Vitor Canisella e um dos responsáveis pela criação do projeto Câmara Jovem em 2009, quando exerceu o cargo de vereador.

cj2-1481811237

cj6_profissionais-da-educacao-1481811254

Boa e má política

Para a atual vice-prefeita e vereadora eleita, Naiara Hendrikx, “a semente está plantada”: “Espero que essa experiência tenha contribuído para vocês terem mais discernimento dos deveres e dos direitos, para vocês serem melhores cidadãos, respeitando o próximo, sabendo ouvir, sugerir e se colocar”, afirmou Naiara, que como vereadora também participou da criação do projeto. A vice-prefeita reafirmou sua crença no exercício positivo da política: “Que vocês tenham entendido como funciona a boa política. Existe a má política e a boa política. Eu ainda acredito que tem gente boa, gente honesta e a gente pode fazer a diferença”.

A vereadora jovem Aline David agradeceu a todos que colaboraram com o desenrolar das atividades, mas mostrou-se desapontada por não ver suas solicitações ao Executivo atendidas: ”Quero demonstrar minha gratidão a todos que fizeram parte desta experiência incrível. Apesar de decepcionada por conta de indicações que eu considerava muito importantes para a cidade não serem atendidas, eu saio muito feliz e satisfeita por tudo que eu fiz e aprendi nesta Casa”.

cj3-1481811347

Comprometimento e bem comum

Os vereadores Pedro Weel, Mauro Serjão (Serjão), Aparecido Lopes (Cido Urso) e Eduardo da Silva (Pernambuco) enalteceram o comprometimento dos jovens durante todo o ano e destacaram a importância de exercer a cidadania através da política como forma de promover o bem comum, especialmente local: “Você se decepciona com muita coisa na política mas você também aprende muita coisa, pois a política está em todos os setores de nossa vida. Existe também uma política de crescimento, que nos mantém vivos e esperançosos de que este pais um dia vai ser diferente. E hoje vocês, vereadores jovens, contribuíram da sua forma para que crescêssemos. Não podemos mudar o mundo, mas se mudarmos Holambra já saímos na frente”, afirmou Serjão.

Apesar de lamentar os problemas políticos, o presidente da Câmara, Pedro Weel, se mostrou otimista: ”aprendi que na política é possível fazer muita coisa boa, principalmente em uma cidade pequena como a nossa, onde uns conhecem os outros e podemos ser parceiros de todos, em todos os níveis. Sejam pais, mães, vereadores, autoridades, professores, nós somos uma família grande. Temos que manter esta cidade boa pois vivemos aqui, é nosso lugar”, frisa o presidente da Casa. Pedro lembrou que as benfeitorias vem da gestão dos impostos pagos por todos: ” boa parte dos resultados vêm através da política, da Prefeitura, da Câmara. É um grande circulo em que todos vivemos”.

Também estiveram presentes na solenidade o chefe de gabinete da Prefeitura, Wilson Barbosa (representante do prefeito Fernando Fiori de Godoy), a coordenadora do colégio Ibrantina Cardona, Alessandra Moraes e o vereador Jesus Aparecido(Jesus da Farmácia). Após os discursos, houve o descerramento de placas comemorativas.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.