06/10/2023

Câmara de Holambra aprova projeto de educação financeira nas escolas

Semana da Educação Financeira contribuirá para a promoção da equidade social

Da redação

Durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Holambra, realizada na última segunda-feira (02), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 21/2023, que visa instituir no ensino fundamental da rede municipal de ensino a Semana da Educação Financeira. A iniciativa é do vereador Fabiano Soares de Lima.

Conforme o documento, a educação financeira é uma competência essencial para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios econômicos e financeiros da vida adulta, proporcionando aos estudantes uma base sólida de conhecimentos e habilidades relacionados ao manejo responsável do dinheiro.

O vereador Fabiano explica que o Estado já vem implementando esse projeto na grade escolar das escolas estaduais, e a ideia é estendê-lo também para o município. “O objetivo é incluir nas escolas de nível fundamental, durante uma semana, debates sobre o assunto em sala de aula. Não é apenas falar sobre dívidas e economia, mas também fornecer todo tipo de informação necessária para que o jovem entenda sobre economia, como questões de empréstimos, funcionamento da economia brasileira, bolsa de valores e dolarização. Tudo isso para que o estudante desde cedo compreenda o valor do dinheiro, endividamento e uma série de problemas”, afirmou.

Fabiano esclarece ainda que esse projeto pode ser desenvolvido na escola em paralelo com o que já está sendo ensinado em cada disciplina dentro de sua área específica, por meio de atividades lúdicas e também parcerias.

Conforme o documento destaca, a Semana da Educação Financeira contribuirá para a promoção da equidade social, uma vez que alunos de diferentes contextos socioeconômicos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos que podem impactar positivamente em suas trajetórias pessoais e familiares. Além disso, pode ser um instrumento de combate à exclusão social, empoderando os estudantes na tomada de decisões e evitando armadilhas financeiras que perpetuam no ciclo de desigualdade.

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