05/10/2018

Cadastramento biométrico não é obrigatório para eleitores de Holambra

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou que qualquer boato sobre uma possível obrigatoriedade é falso

Da redação

O cadastramento biométrico dos eleitores de Holambra não será obrigatório para as eleições nacionais que ocorrem no dia 7 de outubro. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Porém, o próprio Tribunal aconselha que os eleitores cadastrem a biometria o mais cedo possível, a fim de evitar transtornos quando a atualização for obrigatória (84 cidades paulistas terão a biometria como obrigatoriedade este ano).

O TRE-SP confirmou que qualquer boato sobre uma possível obrigatoriedade é falso e que o cadastramento biométrico não será obrigatório em Holambra. Mesmo assim, “a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor faça logo seu cadastramento, para evitar filas no futuro”, informou o tribunal.

Biometria

Nas últimas eleições, 10.4057 eleitores foram contabilizados no município, entretanto, apenas 458 já haviam efetuado o cadastramento biométrico.

Segundo o TRE-SP, a biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema: no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém sem obrigatoriedade. Os cartórios eleitorais atendem somente mediante agendamento, para evitar filas e agilizar o atendimento ao eleitor.

Algumas unidades do Poupatempo possuem posto de atendimento da Justiça Eleitoral e, ao contrário do que ocorre nos cartórios eleitorais, não é necessário agendar.

Serviço

Cartório Eleitoral de Mogi Mirim (SP) – 75ª Zona Eleitoral

Endereço: Rua Treze de Maio nº 430/A ou 442 Centro

Telefone: (19) 3862-0193

Horário de funcionamento: 12h às 18h

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.