10/08/2017

Baixa umidade do ar coloca Holambra em estado de atenção

Defesa Civil do município faz alerta sobre risco à saúde da população

Da redação

A umidade relativa do ar ficou abaixo dos 30% nesta semana em Holambra, colocando o município em estado de atenção. Além da baixa quantidade de água na atmosfera, a ‘Cidade das Flores’ também registrou as temperaturas mais altas deste inverno nos dois últimos dias, atingindo a máxima de 31,7°C na tarde dessa quarta-feira (9).

Explicando de maneira simples, a umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor que existe na atmosfera. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal de umidade oscila entre 40 e 60%. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, o estado de atenção é declarado quando a umidade do ar fica abaixo dos 30%.

Se a umidade ficar abaixo de 20%, o estado de alerta é declarado. Já se o índice chegar a menos de 12%, é considerado situação de emergência.

tempoceusol

Segundo dados disponibilizados pela estação meteorológica de Holambra, que pertence ao Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), o índice alcançou a marca de 28,1% nessa segunda-feira (7) e de 26,7% na terça-feira (8). Na quarta-feira (9), a umidade do ar alcançou 27% durante a tarde, por volta das 16 horas.

Somada à baixa taxa de umidade, as temperaturas na ‘Cidade das Flores’ foram as mais altas do inverno nos dois últimos dias. Na terça-feira (8), a máxima chegou 31,2°C, enquanto os termômetros chegaram a registrar 31,7°C na quarta (9).

De acordo com o departamento municipal de Segurança e Trânsito, responsável pelo serviço de Defesa Civil em Holambra, recomenda-se cuidado redobrado para que sejam evitadas queimadas quando a umidade do ar está muito baixa. O órgão também reforça a importância da economia de água durante o período da estiagem.

solclimatempo

O departamento municipal de Saúde, por sua vez, indica a hidratação permanente por meio da ingestão de água e a colocação de toalhas molhadas nas janelas ou bacias d’água próximas à cama – sobretudo para pessoas com problemas respiratórios.

Segundo o CGE, a população deve tomar alguns cuidados nessa época, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, regamento de jardins; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas vegetadas e consumir água à vontade.

Previsão do Tempo

Os próximos dias em Holambra serão de muito sol e algumas nuvens. Nesta quinta-feira (10), segundo o Climatempo, a mínima será de 18°C, e a máxima, 29°C. Na sexta-feira (11), as temperaturas diminuem, mas pouco, variando entre 15°C e 27°C. No fim de semana, os termômetros podem registrar até 32°C no município.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.