26/12/2023

Águas de Holambra faz recomendações para minimizar calor intenso

Dicas incluem mudança no vestuário, tirar aparelhos da tomada e abusar de plantas pela casa; confira

Da redação

“Que calor”, “Hoje tem sol para cada cabeça”, “Onde vamos parar com tanto calor?”, “Não dormi nada essa noite”. Quem não tem ouvido frases desse tipo ultimamente? Realmente, vivemos dias com temperaturas altas e, consequentemente, com o desconforto do calor excessivo. Mas você sabia que existem algumas medidas bem simples que podem minimizar o calor intenso? Confira nossas dicas!

Mude seu vestuário: Use tecidos de algodão, de preferência roupas largas. Evite materiais que esfriam no inverno e esquentam no verão, como seda, e calças e camisetas justas, que valorizam as curvas, mas transformam nosso vestiário em um verdadeiro forno.

Gele o ambiente: Um método simples de aliviar o calor é congelar, literalmente, a roupa de cama. Protegidos em bolsas plásticas, para evitar água ou contato com alimentos do congelador, em pouco tempo os lençóis ficarão gelados e embalarão uma noite de sono. Deixar sobre o colchão bolsas de água gelada também pode ser uma solução. Outra dica é usar compressas de gelo por perto e passar de tempos em tempos nos pulsos, pescoço, pés e cotovelos.

Mande o ar quente para longe: Se tiver mais de um ventilador portátil em casa, deixe um deles virado contra a janela para lançar o ar quente para longe. Outra solução é pegar uma panela com água congelada e deixá-la na frente do ventilador para resfriar o ar em sua direção.

Tire os aparelhos da tomada: Quanto mais objetos ligados à noite, mais calor será liberado pela casa. É bom desligar aparelhos como televisão, microondas e, claro, lâmpadas e abajures para deixar o ambiente mais ameno e ainda economizar energia.

Abuse de plantas em casa: As plantas trazem vida ao ambiente e absorvem o calor dos raios solares ao longo do dia. Bem espalhadas, elas podem ser grandes aliadas em dias quentes

Escolha pisos frios, cortinas e persianas: Nessa época, é importante evitar a exposição dos raios solares, que podem ser reduzidos com ajuda de cortinas e persianas instaladas em lugares estratégicos. Pisos frios, como porcelanato, também são aliados em dias como esses. A aplicação de películas UV nas janelas também ajudam a atenuar o desconforto

Arrume a casa: É importante deixar as correntes de ar circularem no ambiente, mas isso não acontece quando os móveis estão amontoados, gerando ainda mais calor. Tudo se complica se pelo local estiverem materiais de veludo e couro.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Holambrense sem prévia autorização por escrito do Portal Holambrense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.