21/10/2016

Águas de Holambra conclui simulação hidráulica para reduzir perdas

Software é uma importante ferramenta de gestão à medida que permite iniciar programa de redução de perdas físicas

Com objetivo de colocar em prática o programa de redução de perdas no município de Holambra, a concessionária Águas de Holambra concluiu o estudo de simulação hidráulica do sistema de distribuição de água da cidade.

O software possibilita a utilização das instalações existentes para aumentar a oferta sem necessariamente expandir o sistema produtor.  “O combate às perdas físicas no  sistema  de  abastecimento de  água  é  a  atividade  mais importante quando se pretende melhorar a eficiência. Com ele ganha a população com a garantia de abastecimento e também o meio ambiente com eliminação de desperdícios”, afirma o gerente de Operações da concessionária, Clayton Bezerra.

Considerando a expansão da cidade, a simulação hidráulica também permitirá a realização de simulações para identificar com exatidão a capacidade atual do sistema, antevendo a necessidade de investimentos em caso de instalação de novos loteamentos, por exemplo.

Dessa forma a simulação hidráulica é uma importante ferramenta de gestão e controle operacional, pois possibilita a modelagem hidráulica, a simulação estática e dinâmica do comportamento hidráulico, além da qualidade da água nos sistemas de distribuição.  O software viabiliza, ainda, a obtenção de vazão em cada tubulação, pressão em pontos estratégicos, nível de água em reservatórios, além da concentração química durante o período de simulação.

“A modelagem hidráulica pode simular a operação do sistema, e assim presumir as informações necessárias para o cálculo de perdas. Ela proporciona a elaboração do diagnóstico das perdas de água e o direcionamento de ações nos trechos mais críticos”, enfatiza Bezerra.  Em Holambra, essa atividade compreende um dos marcos contratuais de redução do índice de perdas para 25%, até o ano 2021, colocando o município de Holambra em destaque nacional.

Melhor soluções técnicas _  Sempre buscando melhorar os índices de  eficiência a Aegea, por meio das suas concessionárias, tem investido em mecanismos para quantificar e qualificar os sistemas de distribuição de água.

“Estamos comprovando nas concessionárias da Aegea que a utilização da tecnologia de softwares de modelagem hidráulica permite a integração dos estudos técnicos de engenharia com todas as dimensões da operação ao planejamento das obras. O simulador virtualiza dinamicamente todo o sistema hidráulico de abastecimento, desde o manancial de captação da água, passando por todas as unidades de bombeamento, reservatórios até a caixa d’água da residência. O resultado final é alcançar as melhores soluções técnicas de engenharia para o atendimento da população e para os projetos de eficiência operacional”, avalia Wagner Carvalho, Gestor de Projetos da Aegea.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.