28/03/2018

Água suja e com mau cheiro gera reclamações em Holambra

Concessionária Águas de Holambra se pronunciou sobre o caso

Da redação 

Depois de uma semana atarefada devido ao trabalho e obrigações domésticas, é comum tirar o sábado ou o domingo como dia para lavar roupas, por exemplo. É o que faz a maioria da população de Holambra. Porém, algo é essencial, tanto na hora de utilizar a máquina de lavar, como também para cozinhar, tomar banho e inúmeras outras atividades: água.

O precioso líquido, no entanto, vem sendo problema para alguns holambrenses. Não são todos os dias, mas, ao menos uma vez por mês, a água na casa de Lucineia Feliciano aparece suja e com mau cheiro. “Antes, isso ocorria apenas quando chovia. Agora, vem acontecendo com mais frequência”, relata a moradora do bairro Groot.

Caroline Paula, que mora no Camanducaia, diz que teve de adquirir filtros de água. Mesmo assim, o problema ainda não se resolveu. “Os filtros sujam super-rápido. Parece uma graxa o que se forma com a água”, explica.

As roupas de Gesiane Almeida, também moradora do Camanducaia, ficaram sujas de terra logo depois que ela as “lavou”. “A explicação que me dão é de que estão mexendo nas tubulações e, por isso, a sujeira”, relembra. Outros casos semelhantes foram relatados por moradores de outras partes de Holambra, como Ypê e Jardim Tulipas.

Águas de Holambra

O Portal Holambrense entrou em contato com a assessoria da concessionária Águas de Holambra, a fim de obter informações sobre as reclamações dos moradores citados na reportagem. A empresa, prontamente, enviou funcionários até algumas das residências afetadas.

Por telefone, o departamento de comunicações da empresa afirmou que, para que qualquer situação fora do comum possa ser atendida e resolvida, é necessário que o morador entre em contato imediatamente com a Águas de Holambra, fornecendo endereço completo além de informar as características do problema. Assim, a empresa poderá traçar uma maneira de cessar qualquer ocorrência que possa ser identificada.

A concessionária afirmou ainda que os problemas citados na reportagem são de saúde pública e, por isso, devem ser tratados com o máximo de zelo e responsabilidade. Em nota, a empresa afirmou que a água por ela distribuída “tem qualidade e cumpre todas as determinações legais, inclusive a Portaria do Ministério da Saúde”.

Foi destacado também que a água é analisada em diversas etapas do tratamento e nas redes de distribuição. Os resultados das análises são mensalmente encaminhados ao Serviço de Água e Esgoto de Holambra (Saehol), à Agência Reguladora ARES-PCJ e à Vigilância Sanitária.

“A Águas de Holambra desconhece o teor das reclamações elencadas pelo portal, pois em 2018 não houve nenhum questionamento junto à concessionária. Para que a empresa possa apurar e agir, caso seja necessário, a concessionária solicita que todos os questionamentos apontados pelo portal sejam identificados com endereço completo”, reitera o comunicado oficial.

O esclarecimento finaliza relembrando que a empresa investe em capacitação humana e utiliza tecnologia para obter qualidade em todos os seus processos e ressalta que, em caso de dúvida, a pessoa deve entrar em contato imediatamente com a empresa para que uma equipe técnica da Águas de Holambra possa coletar a água sob suspeita.

Para entrar em contato com a Águas de Holambra, o morador pode ligar para a Central de Atendimento pelo 0800 595 3333 (telefones fixos) ou (19) 3512 34 11 (celular e outros municípios) e  (19) 9 7405 9200 (WhatsApp).

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