14/11/2016

A esperança de superar

‘Hope’ narra a necessidade de superar e unir forças, além de tratar de um assunto chocante

É em meio a muita emoção que ‘Hope’ nos conta a incrível estória de uma família que precisou reunir até a última porção de suas forças e amor para enfrentar um momento delicado. Sem apelação alguma, o longa-metragem conta a história de uma menina de apenas oito anos que se chama Hope.

Hope vive com seus pais em uma casa anexada acima da loja onde sua mãe trabalha todos os dias. Seu pai trabalha em uma fábrica e volta sempre cansado para casa, desejando apenas estar em frente à televisão para assistir jogos. Já a mãe de Hope está sempre atarefada com a loja e afazeres domésticos e, agora, espera pelo segundo filho.

hopekorean-2-1479132467

Com as despesas aumentando e as dificuldades comuns que uma família pode enfrentar, ou seja, contas altas para pagar, gastos com alimentação e outros itens, além da intensa tentativa de aliar trabalho com criação dos filhos e os afazeres domésticos, o filme preza a todo o momento em contar uma estória com a verossimilhança da realidade.

Essa preocupação é explicada pelo desejo de falar sobre um assunto muito delicado e bem desconfortável, mas necessário: violência e abuso infantil. Esse assunto dá calafrios em qualquer pessoa que os escute, pois é inadmissível tolerar qualquer tipo de violência, ainda mais quando as vítimas são crianças.

Entretanto, o foco do filme é demonstrar mais os efeitos que podem recair sobre uma família inteira, e não só na vida da vítima da violência e abuso. No decorrer do longa-metragem, a família de Hope vai precisar enfrentar a recuperação física e psicológica e, para isso, precisará contar com a ajuda de especialistas. Eles contarão com o auxílio de amigos que, apesar das circunstâncias, tiveram a intenção de apoiar a recuperação, ajudar financeiramente e oferecer muito carinho.

hopekorean-3-1479132470

Hope vai ser a personificação da criança que enfrentou alguma situação semelhante ou pior que a dela e que nem sempre teve o mesmo suporte que o filme demonstra. Ademais, a menina será a demonstração de quão indefesas são as crianças, mas que, apesar disso, conseguem recuperar parte de sua ingenuidade e sensibilidade.

A família é foco do filme na medida em que a tratam como ponto atingido pelo ataque brutal que Hope sofre de um ex-detento e que será julgado e condenado, mas não de forma que atenda as expectativas das vítimas dos ataques e abusos cometidos por ele.

Acima de tudo, Hope consegue trazer esse desconfortável assunto de forma muito objetiva, mas muito delicada também, sem apavorar ou chocar quem assiste, pois, às vezes, o que é necessário não é apelação, mas sim comoção, porque é em meio à comoção que nossos corações escutam.

hopekorean-1-1479132463

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.