28/11/2017

75% de acidentes com morte em Holambra ocorrem em vias municipais

Nos últimos três anos, quatro óbitos foram registrados no município

Da redação 

Desde 2015, segundo dados divulgados pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, foram registradas quatro mortes no trânsito em Holambra. Três delas ocorreram em vias municipais e uma na rodovia Aziz Lian (SP-107). As informações ainda traçam o perfil das vítimas e os detalhes dos acidentes, servindo de alerta à população da ‘Cidade das Flores’ no período que antecede o Natal e o Reveillon, época bastante suscetível a acidentes automobilísticos.

Conforme os dados, divulgados no site do Movimento Paulista de Segurança do Trânsito, 2015 foi o ano mais violento nas estradas holambrenses, com duas mortes (em maio e junho). Já 2016 e 2017 (este último ainda em aberto) tiveram dois óbitos, um no mês de junho e outro em agosto, respectivamente.

Os gráficos também indicam que o final de semana é o período mais perigoso para se dirigir nas estradas de Holambra. Três dos últimos quatro óbitos ocorreram no sábado ou domingo, enquanto apenas um aconteceu numa quinta-feira.

Dois também se sucederam no período da noite, que compreende entre às 18 horas e meia-noite. Um de madrugada, entre meia-noite e 6 horas, e um durante a manhã, entre 6 horas e meio-dia. Segundo o Instituto de Segurança no Trânsito, mais de 60% dos acidentes com mortes ocorrem entre a meia-noite e 6 horas.

O perfil das vítimas também se mostrou bastante diversificado em Holambra. Cada uma das quatro pertencia a uma faixa etária distinta (entre 18 e 24; 30 e 34; 40 e 44; 65 e 69). Os pedestres também figuram como maioria das vítimas. Dos quatro óbitos, dois estavam a pé e dois eram condutores (um automóvel e uma moto).

RMC

Já na Região Metropolitana de Campinas (RMC), os números saltam. No acumulado de janeiro a outubro, 334 pessoas morreram em acidentes de trânsito na RMC, duas a mais que o mesmo período de 2016, e seis a mais se analisados os mesmos meses de 2015, segundo informações do banco de dados do Infosiga.

Outubro também se destacou negativamente como o segundo mês mais violento nas estradas da RMC, com 40 mortes registradas. Julho ainda ocupa a primeira posição no ano, com 44 vítimas fatais.

Infosiga

O Infosiga foi criado para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito. O banco de dados reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Atualizado mensalmente, o Infosiga SP fornece dados de faixa etária e gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente. Com ele, é possível traçar um diagnóstico mais preciso das características dos acidentes e, assim, planejar e estabelecer políticas públicas mais eficazes de prevenção dos acidentes.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.