04/09/2019

6ª Reunião do Parlamento Metropolitano acontece em Holambra

"Será uma oportunidade de reunirmos representantes legislativos de 20 cidades da área metropolitana de Campinas, discutindo temas importantes comuns a todos que vivem nesta que é uma das regiões mais desenvolvidas do país", afirma Chiba, Presidente da Câmara

Da Redação

Na próxima semana a Câmara Municipal de Holambra sediará a 6ª Reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (SP). O evento acontece na sede da Câmara, Rua Dr. Jorge Latour, 152 – Centro – Holambra/SP, na sexta-feira (13), das 8h30 às 12h.

A reunião consistirá em um café da manhã, sessão de fotos, sala de imprensa, discussão das pautas das 9h às 9h30; um momento para discussão livre, das 11h30 às 12h; e ainda, duas palestras: “A proteção dos mananciais e o projeto Holambra”, por Sergio Razera – Diretor – Presidente da Fundação Agência Bacias PCJ; e “Agência Metropolitana de Campinas: Estrutura, Objetivo e Funcionamento”, ministrada por Antônio Carlos Sacilotto – Diretor-executivo da Agemcamp.

“É com grande satisfação que a Câmara de Holambra receberá na próxima semana a reunião do Parlamento da RMC. Será uma oportunidade de reunirmos representantes legislativos de 20 cidades da área metropolitana de Campinas, discutindo temas importantes comuns a todos que vivem nesta que é uma das regiões mais desenvolvidas do país.

Unidos os municípios são mais fortes na busca de soluções conjuntas para suas demandas junto aos Governos Estadual e Federal. Por isso, quero convidar os holambrenses a participarem do encontro e conhecerem melhor a integração que o Parlamento procura implementar”, salienta o Presidente da Câmara de Holambra, Janderson Adriano Ribeiro, o Chiba (PP).

Parlamento Metropolitano

O Parlamento Metropolitano – associação de Presidentes das 20 Câmaras Municipais da RMC – foi criado em 6 de abril de 2005, com o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. A associação tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando à integração de planejamento em níveis municipal, micro-regional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.

A Região de Campinas, considerada um dos maiores aglomerados urbanos do Estado de São Paulo, ganhou nos últimos dez anos cerca de meio milhão de habitantes: é como se tivesse incorporado nesse período uma cidade do porte de Santos ou Sorocaba. Atualmente vivem nesta região cerca de 2,5 milhões de pessoas distribuídas por  20 municípios, que ocupam 3.673 km2 do território paulista.

A RMC destaca-se como um dos mais importantes centros inovadores no campo das pesquisas científicas e tecnológicas, situando-se como um dos maiores centros universitários do país com mais de 48 mil alunos matriculados e sendo possuidora 16% do PIB nacional.

A região é possuidora do segundo maior aeroporto do país em movimento de cargas áreas [de cada três toneladas exportadas e importadas, uma passa pelo aeroporto, em Campinas]. Fazem parte da Região Metropolitana de Campinas as cidades de: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, santa Bárbara D’Oeste, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Mesa Diretora:

  • Presidente: Hélio Ribeiro (Indaiatuba/SP)
  • 1º Vice-presidente: Walton Assis Pereira (Monte Mor/SP)
  • 2 º Vice-presidente: Felipe Sanches (Santa Bárbara d’Oeste/SP)
  • 1º Secretário: Janderson Ribeiro (Holambra/SP)
  • 2ª Secretária: Dalva Berto (Valinhos/SP)
  • 3º Secretário: Ailton Antonio Fumachi (Itatiba/SP)
  • 1º Tesoureiro: Afonso Lopes da Silva (Jaguariúna/SP)
  • 2º Tesoureiro: Luiz Rodrigo de Faveri (Artur Nogueira)

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.