07/11/2017

50% das propriedades rurais de Holambra ainda não atualizaram cadastro do LUPA

Levantamento tem objetivo de otimizar recursos estaduais destinados à agropecuária

Da redação 

O Governo do Estado de São Paulo vem, ao longo de 2017, trabalhando para atualizar os cadastros do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA). O instrumento tem o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária paulista. Em Holambra, cerca de 50% das unidades ainda não atualizaram o cadastro.

A atualização é realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

Com a nova edição do LUPA, o Estado de São Paulo terá um quadro atualizado da agropecuária, com informações gerais e detalhadas das unidades de produção agropecuária; uso e ocupação do solo; dados socioeconômicos; sobre a propriedade e as tecnologias associadas à cada exploração agropecuária; máquinas e equipamentos; benfeitorias e instalações; acesso a programas governamentais e ao crédito rural, e outros assuntos.

Para efetuar o diagnóstico das 350 mil propriedades rurais do Estado de São Paulo, a base cadastral do LUPA é construída durante o ano-safra (período entre 1º de agosto de 2016 (quando se inicia o plantio) e 31 de julho de 2017).

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, até setembro deste ano, 324.720 unidades produtivas atualizaram os cadastros junto às respectivas prefeituras. Ainda de acordo com a Secretaria, o objetivo é ter, até o final de 2018, o diagnóstico final deste levantamento de campo para processar a depuração dos dados.

Holambra

De acordo com a Prefeitura de Holambra, os dados compilados possibilitarão organizar ações voltadas ao planejamento e direcionamento das políticas públicas, entre outras ações. A partir do momento em que as propriedades rurais não procuram atualizar seus cadastros, a região em questão pode ser prejudicada, já que os recursos provenientes do estado podem não atender às necessidades.

Na ‘Cidade das Flores’, apenas metade das propriedades rurais efetuou o cadastro na Prefeitura. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Executivo reiterou a necessidade da colaboração dos proprietários rurais, pedindo para que estes disponibilizem as informações gerais atualizadas dos imóveis rurais.

Os proprietários de imóveis rurais que ainda não atualizaram o cadastro devem procurar o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Holambra, localizado no Paço Municipal, Alameda Maurício de Nassau, 444, Centro, Fone: (19) 3802 8000 – Ramal 8029.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.