10 razões para visitar a Expoflora em Holambra
Maior feira de flores e plantas ornamentais da América Latina atrai 300 mil visitantes
Da redação
Que a 37ª Expoflora já começou, não é novidade. Mas você, leitor, pode até pensar: “por que é que eu, depois de trabalhar a semana toda, vou encher o tanque do meu carro e ir até Holambra ver um monte de flor?” Calma! Antes de julgar a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina (sim, é bastante flor), saiba que, mesmo que você não seja fã de pétalas coloridas e plantas perfumadas (que tipo de ser humano é você?), tem muita coisa para fazer na Expoflora. Muita mesmo. Para facilitar pro seu lado, listamos aqui 10 delas. Prepara o carro e chama a família, #partiuHolambra!
Mostra de paisagismo e decoração
Sugestões sustentáveis e ideias de decoração reutilizando materiais estão presentes em praticamente todos os 19 ambientes da Mostra de paisagismo e decoração, coordenada pela arquiteta Karina Taccola. Tambores são usados não apenas para o plantio de flores, mas como sofá, porta-garrafas, porta-lenha e luminárias. A madeira de demolição e as cruzetas são utilizadas em móveis, decks, pergolados e pisos. Objetos antigos e de família integram harmoniosamente a decoração. Plantas de baixa manutenção, que exigem pouca rega, têm a preferência dos paisagistas em época de tempo seco. “Do it yourself” ou “Faça você mesmo” já é tendência na decoração. Tudo para aproximar as pessoas da natureza e incentivá-las a levar mais flores e plantas para os ambientes de suas residências, aumentando os momentos de relaxamento, de contemplação e estimulando o convívio com familiares e amigos.
Passeio pela cidade em um tour histórico
O City tour realizado em Holambra apresenta os aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil. O passeio inclui a visita ao Moinho de Vento em tamanho natural e a um campo de flores. O passeio custa R$ 25,00 e as saídas acontecem a cada 15 minutos.
Danças típicas holandesas
Diariamente, a partir das 14h30, os grupos de danças típicas apresentam-se nos quatro palcos do recinto. O grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoemaker. Os integrantes, de acordo com a idade, são divididos em grupos que têm nomes de flores, escolhidos pelas próprias crianças. As danças são inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, bombeador de água, preparador de cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês, representadas por meio de valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote).
Novidades da gastronomia holandesa
Os mais de 300 mil turistas que todos os anos visitam a Expoflora já sabem: tem sempre uma receita nova para ser apreciada nos restaurantes e nas confeitarias. Entre as novidades gastronômicas este ano está a “Salada de flores” com endívias e vinagrete de framboesa – receita do chef Pablo Schoenmaker do Casa Bela Restaurante.
O prato poderá ser harmonizado com o vinho “Pétalas”, da linha “Tempos”, lançamento da Vinícola Góes na Expoflora e produzido com uvas Cabernet Franc cultivadas em São Roque. Trata-se de um rosé fino seco com notas frutadas, especialmente de cereja, morango e mamão, com leves toques florais. Seu sabor é cremoso, de acidez equilibrada e prolongada persistência.
Como sobremesa, o Casa Bela apresenta a tortinha “Lemon Curd”, com massa de amêndoas recheada com creme de limão siciliano e coberta com chantilly. Outra novidade é o “Martin pork” (cotovelo de porco holandês) com molho de mostarda – da Martin Holandesa Confeitaria e Restaurante, que traz também o “Lentebloem” (flor da primavera). O doce, criação do chef Frank Martin Gerritsen, consiste em creme de amêndoas com mousse de creme de leite sabor morango, com cobertura de morangos e chantilly frescos. A Confeitaria Doce de Rosas também inovou e apresenta o “Frambozem geak” (doce de framboesa), com base crocante com marzipã, recheado com geleia de framboesa e cobertura de chocolate branco.
Museu Histórico Cultural de Holambra
Localizado no parque da Expoflora, o Museu tem entrada gratuita. Ali é guardada toda a história da imigração e colonização holandesa no Brasil. Seu acervo conta com cerca de duas mil fotos e utensílios trazidos ou utilizados pelos primeiros imigrantes. Ao lado do Museu, os turistas podem conhecer réplicas das casas de pau-a-pique e alvenaria devidamente mobiliadas, habitadas pelos pioneiros, além de uma exposição de maquinários e tratores antigos.
Shopping das Flores
Imagine uma grande área lotada de prateleiras e bancas, onde o público pode escolher à vontade e colocar em carrinhos mais de 3.500 variedades de mais de 300 espécies de flores e plantas ornamentais da melhor qualidade. O Shopping das Flores pode ser acessado tanto na entrada como na saída do evento. É um cenário inesquecível. Numa área de 3.300 metros quadrados, estão à disposição para serem levadas para casa a maior parte das flores e plantas cultivadas por cerca de 400 produtores de Holambra.
Parada das flores
Todos os dias, as 16h, o público acompanha a Parada das flores, um desfile de carros decorados com flores que leva visitantes pelas alamedas da parque até o local onde é acontece a Chuva de pétalas. Este ano, também homenageando os 79 anos da imigração, os carros trazem manequins de holandeses com trajes típicos em meio a campos de flores e símbolos dos Países Baixos, como moinhos e bicicletas. Decorados com rosas, girassóis, orquídeas, crisântemos, antúrios, kalanchoes, entre outras flores, e muitas folhagens, em lindos arranjos produzidos pela designer floral Stans Scheltinga.
Casa do Tulipo
O Tulipo é o queridinho da Expoflora. Um dos personagens mais fotografado da Cidade das Flores, o famoso mascote ganhou uma casa só dele, onde os turistas podem visitar e tirar fotos com a flor ambulante mais querida da cidade. A residência também reúne traços da arquitetura holandesa e por si só já é motivo de várias selfies.
Fanfarra Amigos de Holambra
Nos três palcos instalados próximos às praças de alimentação (Rosas, Lírios e Tulipas) são realizadas apresentações de grupos de danças holandesas e do ventre, e shows da Fanfarra Amigos de Holambra, sempre a partir das 14h. Formada por 70 integrantes, os diferenciais dessa fanfarra são o uso dos tamancos de madeira como instrumento de percussão e os trajes típicos holandeses.
Chuva de Pétalas
A atração é uma das mais emocionantes para os visitantes, e não é para menos: as pétalas coloridas e perfumadas de aproximadamente 150 quilos de rosas são lançadas por um equipamento especial, instalado em uma grande área livre, sobre uma multidão que desfruta de uma chuva suave e multicolorida. Em quase todos os finais de semana e quando as condições meteorológicas permitem, as pétalas também são lançadas em todo o parque por um helicóptero. Diz a lenda que quem pega uma pétala ainda no ar, antes que ela toque o chão, tem os seus desejos realizados. Para pegar mais de uma, os visitantes utilizam sacolas, bonés e outros objetos capazes de armazenar o maior número de pétalas possível.
Serviço:
37ª Expoflora
Localização: Holambra/SP
Data: 24 de agosto a 23 de setembro (de sexta a domingo)
Horário: das 9h às 19h
Ingressos: R$ 48,00 na bilheteria e no site www.ingressorapido.com.br
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.