21/03/2018

Vereadora pede criação de PAT em Holambra

Atualmente, município não conta com Posto de Atendimento ao Trabalhador

Da redação 

É comum, principalmente em períodos de recessão, que moradores recorreram ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para se informar sobre diversas vagas de emprego. As unidades são uma rede de atendimento do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que concentra serviços gratuitos à população em todas as regiões do Estado.

Acontece que, em Holambra, ainda não há um PAT para atender os trabalhadores ou desempregados. Segundo a opinião de alguns moradores do município, o posto faz falta no município e sua implementação seria bem-vinda. “Muitos que precisam se informar sobre emprego acabam sem saber o que fazer ou onde buscar informações”, afirma a moradora Jaqueline Ângelo. “Totalmente necessário! ”, exclama Rosângela Oliveira.

O assunto também surgiu durante a última sessão da Câmara Municipal de Holambra. A vereadora Jacinta Heijden (PSDB), em indicação, solicitou à Prefeitura a criação de um PAT em Holambra, ou um Balcão de Emprego, com a mesma finalidade.

Segundo a legisladora, o objetivo seria um aumento das alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

“Contamos com o apoio irrestrito de nossas lideranças na execução de providências que beneficiem diretamente os holambrenses, principalmente no que tange para a melhoria na qualidade de vida dos munícipes”, afirma Jacinta na declaração.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, no PAT são oferecidos os serviços de Intermediação de Mão de Obra, Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Nesses locais, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) – também gerenciados pela SERT.

De 1997 a dez/2016, os PAT’s foram responsáveis por quase 22 milhões de inscrições, 8.5 milhões de vagas cadastradas, quase 18 milhões encaminhamentos de trabalhadores para vagas, e mais de 2 milhões de trabalhadores (re) colocados no mercado de trabalho, além da emissão de 11,4 milhões de CTPS. De 2000 a dez/2016, os PATs ainda fizeram mais de 14,5 milhões de habilitações ao Seguro-Desemprego.

Poder Executivo

O departamento municipal de Promoção Social informou que se reuniu no ano passado (2017) com a diretoria técnica do Centro Regional Campinas da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, responsável pelas instalações dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), para pleitear a implementação de uma unidade local.

Além disso, a prefeitura afirmou, ainda, que está promovendo as adequações administrativas e formais necessárias para dar sequência à solicitação.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.