29/04/2018

Tradicional festa holandesa reúne mil pessoas em Holambra

Evento foi celebrado com a tradicional corrida do rei, bolo e apresentações de música e danças

Da redação

O Dia do Rei, tradicional festa Holandesa, há anos vem cativando os holambrenses e turistas da região. O evento é mais uma alternativa de atrair turistas e gerar opões de entretenimento aos moradores local. Neste ano, a festividade marcou o início de uma série de comemorações aos 70 anos de imigração holandesa na região. Neste ano, segundo a assessoria da Prefeitura, o evento atraiu cerca de 1 mil pessoas. A data, que comemora o aniversário do rei Guilherme Alexandre, da Holanda, foi festejada neste domingo (29) com a tradicional corrida do rei, bolo e apresentações de música e danças. Vale lembrar que o evento, desde 2017, faz parte do Calendário de Eventos do Estado.

 

Durante todo o evento, o Moinho Povos Unidos permanecerá aberto para visitação. O ingresso custa R$ 10 – com meia entrada disponível para idosos e estudantes. Moradores com Cartão Cidadão e um documento com foto não pagam. Na solenidade, estiveram presentes o prefeito Fernando Fiori de Godoy (PSB); a primeira dama Diva de Souza Godoy; vice prefeito Fernando Capato (PSD); presidente da Câmara dos Vereadores Naiara Regitano Hendrikx (PMDB); diretora municipal de Turismo Alessandra Caratti e os vereadores Edison Itamar Picão (PV) e Sitta da Fanfarra (PSDB), e Jacinta Heijden (PSDB) – que também participou da 6° edição da Corrida do Rei.

O objetivo da comemoração, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy (PTB), é fortalecer a atividade turística e preservar raízes e costumes de uma parcela significativa dos moradores. “Estamos comemorando 70 anos desde a vinda dos holandeses para cá. Por isso, é importante que eventos como esse sirvam para preservar a cultura holandesa. Além disso, Holambra é uma cidade diferente por conta dessa colonização. E ao longo do ano, começando pelo Dia do Rei, diversas atrações marcarão essa história que completa 70 anos em 2018”, explica.

Para garantir o caráter tradicional da celebração serão realizadas apresentações da Orquestra de Viola Caipira, do grupo de gaiteiros, de danças folclóricas holandesas e da Fanfarra Amigos de Holambra. A festa contou ainda com a oferta do típico “café com bolo” ao público presente. Assim como nos últimos anos, a programação festiva terá início às 9h, logo após a Corrida do Rei – prova de pedestrianismo que teve início às 8h, com percursos de 5 km e 10 km pelos principais cartões postais da cidade.

 

70 anos de Imigração

A diretora de Turismo e Cultura de Holambra, Alessandra Caratti reforçou a sucessão de eventos que o município ofertará aos moradores e amantes da Cidade das Flores. “Tudo isso foi pensado desde o ano passado”, garante Alessandra. O município sediará uma série de eventos e atividades, a partir do Dia do Rei, até outubro – mês de aniversário de emancipação político-administrativa da cidade.

Dia do Rei

O Dia do Rei é uma festa holandesa em que é comemorado o aniversário do rei. Na ocasião há festas, mercado de pulgas e a própria visita do rei às cidades. Originalmente era se comemorado o Dia da Princesa, em 31 de agosto, aniversário de Guilhermina Helena Paulina Maria (1880-1962). A festa envolvia muitos jogos infantis e ruas decoradas. Quando Guilhermina se tornou a nova rainha da Holanda após a morte de seu pai, o nome da comemoração mudou para Dia da Rainha.

Juliana Luísa Ema Maria Guilhermina (1909-2004), filha e sucessora de Guilhermina, comemorou o Dia da Rainha em 30 de abril com uma procissão no Soestdijk. Beatriz Guilhermina Armgard (1938) também comemorou o Dia da Rainha em 30 de abril (seu aniversário é em janeiro), mas, diferentemente da mãe, ela levou toda a família e viajou pelo país para visitar vários municípios. O rei Guilherme Alexandre seguiu essa tradição. Ele nasceu em 27 de abril, e este se tornou o Dia do Rei oficial em 2014.

A cor laranja foi adotada para a comemoração já que a dinastia real holandesa é denominada Casa de Oranje (remetendo a cor laranja). Como resultado, essa se tornou a cor nacional da Holanda. No Dia do Rei, as pessoas usam roupas laranja e até mesmo perucas ou maquiagem da mesma cor.

Confira algumas fotos do evento:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.