21/09/2016

Superação é só o começo

Documentário ‘Paratodos’ acompanha o cotidiano de superação de atletas paralímpicos brasileiros

Sempre após o evento olímpico, e que esse ano aconteceu no Rio de Janeiro, se iniciam os Jogos Paralímpicos. Após a péssima conduta de diversos canais abertos de televisão brasileiros, que não transmitiram as aberturas do evento paralímpico, é possível conhecer um pouco sobre os atletas brasileiros que competem em diversas categorias importantes e conhecidas, através do documentário ‘Paratodos’.

documentario-paratodos-3-1474468039

Reunindo as principais histórias de atletas que, diariamente, vivem uma superação e lutam por melhorias em suas condições físicas e performances nas competições, conhecemos também os bastidores dos esportes, além de uma noção a respeito do trabalho da equipe técnica e como determinados treinadores influenciam e ajudam como se fossem pais ou grandes amigos.

Ademais, ‘Paratodos’ tem o objetivo de mostrar o cotidiano de alguns esportistas selecionados para o documentário, sendo que todos tiveram e ainda têm atuações merecedoras de medalhas e elogios. Ser um atleta convencional, como eles chamam os que não possuem nenhum tipo de deficiência, exige trabalho e comprometimento, às vezes força e a necessidade de se reerguer e lutar novamente para novas conquistas. Mas, pensando no atleta paralímpico, o tamanho do esforço e superação necessários para a conquista de uma medalha de ouro ou simplesmente por participar de um jogo paralímpico é, talvez, muito maior.

x2ihbswn-1474468045

Não é simples ser um deficiente no Brasil. Não são todos os lugares preparados para receber um cadeirante e nem todas as escolas que sabem incluir socialmente uma pessoa que nasceu sem uma das pernas e sem um dos braços. Há ainda muito para ser discutido sobre esse assunto e, principalmente, muito a ser feito para a melhoria da qualidade de vida de deficientes.

documentario-paratodos-1-1474468036

A visão de “coitadinho” não é abordada no filme. A tentativa de tornar os principais atletas paralímpicos do Brasil em verdadeiros heróis não acontece. O que acontece é mostrar que a superação é um ponto de partida para todos eles e que assim como qualquer um que participe de uma competição, há derrotas, há vitórias e há medalhas. Onde há superação existem chances de conquistas. Pelo menos, é o que conseguimos notar com a história dos oito atletas brasileiros selecionados para fazerem parte do documentário.

083655-jpg-c_520_690_x-f_jpg-q_x-xxyxx-1474468034

Direção: Marcelo Mesquita

************************************************************

10273231_10201025254673327_5337772269456958905_o

Verônica Lazzeroni Del Cet é estudante de Letras na Unicamp


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.