28/10/2016

Seis presentes para Holambra

Portal Holambrense listou alguns projetos que poderiam ser implantados na cidade em comemoração aos 25 anos de Holambra.

Leonardo Saimon

Holambra completou nesta quinta-feira (27) 25 anos de emancipação política. O aniversário da cidade será comemorado com várias atrações voltadas, em especial, aos munícipes. A programação diferenciada acontece até domingo (30).

Obras espalhadas pelo município corroboram que a jovem cidade tem passado por transformações em diversos departamentos. A fim de saber se a população está satisfeita, o Portal Holambrense decidiu conversar com algumas pessoas para saber se há mais alguma demanda dos moradores.

Por isso, abaixo segue uma lista de projetos que podem ser implantados como forma de presentear a cidade. Confira as reivindicações locais:

MAIS VAGAS DE ESTACIONAMENTOS 

O número de veículos em Holambra cresceu exponencialmente nesses últimos dez anos. Segundo um levantamento feito pelo Observatório Metropolitano de Indicadores (OMI) da Agemcamp com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o município viu sua frota de veículos crescer 94,4% entre junho de 2006 a junho de 2016. A quantidade de automóveis também aumentou significativamente no mesmo período, cerca de 90%.

A logística da mobilidade urbana no município tem incomodado sobretudo em regiões centrais, onde há mais presença de automóveis. “O trânsito está horrível, sempre quando eu preciso fazer alguma coisa no Centro, nunca acho vaga para estacionar. Mesmo nos locais onde devem parar rápido, as pessoas usam para estacionar o dia todo”, lamenta o holambrense Heliton Pandolfo.

interna 1-1470332410


UM CENTRO DE ZOONOSES

Em junho deste ano, um grupo de voluntários promoveu um Bingo Beneficente. O evento foi realizado em prol de uma cuidadora de animais que precisava de apoio financeiro para custear um espaço que comporta mais de 100 cães. Esse exemplo de iniciativa popular é uma das maneiras que os holambrenses encontram para abrigar animais abandonados e combater maus tratos. A sugestão dos habitantes então é criar um centro de Zoonoses que supra essa necessidade e atue também através de leis municipais.

IMG_7946_902687d9fb50ac8d286932b26f54a4d81af60d5a


UM MAMÓGRAFO

Apesar de investir mais do que os 15% estipulados pelo governo em Saúde, Holambra não dispõe de mamógrafos. A nova gestão do prefeito Dr. Fernando Fiori pretende criar um centro de Saúde da Mulher que atenda, entre outras demandas, a de mamografia. Contudo, nos orçamentos para 2017 – apresentados pelo Executivo nas últimas semanas – não consta a implantação de um mamógrafo ou de um centro especializado em saúde da mulher.

A coordenadora da Atenção Básica de Holambra, Fernanda Amad, defende que o município não tem contingente populacional suficiente para ter um equipamento desta complexidade. Mas, conforme entrevistas feitas pelo Portal Holambrense, as mulheres de Holambra discordam veementemente de Fernanda. Vera Lúcia Antônio, de 51 anos, por exemplo, conta que há quase dois anos não faz o exame. “Eu fiz o exame lá em Bragança Paulista. Mas faz quase dois anos que não faço. Se tivesse o exame aqui, eu faria com mais frequência”, desabafa Vera. Além do deslocamento de 93 quilômetros, em média, até Bragança Paulista, as holambrenses só retornam quando todas são examinadas.

interna 1-1468006784


CASAS POPULARES

Para a área da habitação, o Executivo prevê investimentos estimados em R$ 1 milhão para o próximo ano. A Prefeitura afirmou que o dinheiro será “investido em ações voltadas ao atendimento da demanda habitacional do município”.  Casas populares não foram citadas em nota.

Quem mora de aluguel na cidade lamenta o alto custo de vida e os elevados preços das residências holambrenses. Por isso, os munícipes reivindicam a construção de casas populares, já que é uma promessa antiga dos governantes.

casa-1477239330


QUALIDADE DA ÁGUA

Em uma enquete feita pelo Portal Holambrense, a respeito das sete propostas para o futuro prefeito de Holambra, 36% dos munícipes que votaram na enquete – a maioria dos votos – alegaram que a maior prioridade do prefeito reeleito seria melhorar a qualidade da água no município.

Atualmente, o serviço do município é terceirizado e os problemas de falta de água e sujeira são muitas vezes mostrados em vídeos gravados pelos moradores. O preço pago na taxa de água pelos munícipes também é alvo de insatisfação popular.

etedepois3_bf331aa227b716638f506e723b8baafb303fe5b7-1467663989

Estação de tratamento inaugurada este ano em Holambra


UMA RODOVIÁRIA

Holambra é conhecida nacionalmente pelo turismo. Todos os anos, ao menos 1 milhão de turistas passam pela cidade. Mas, até o momento, não há uma rodoviária ou proposta de criação de uma para atender o atual contingente.

Por três vezes, o Legislativo do município enviou sugestões de remanejamento da atual parada de ônibus. Ao serem contatadas, as empresas de transporte público de Holambra alegaram que a cidade não apresenta demanda suficiente para a efetivação desse projeto.

rodoviaria_c101bb79e764bfe5ecaaa606d05f442289a7cfe5-1474563417


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.