10/05/2018

Saúde emocional pode afetar desempenho de universitários

O tema será debatido no XIV Simpósio Universitário do Unasp em Engenheiro Coelho. As inscrições terminam dia 14 de maio

Da redação

Estudo divulgado pela revista americana Psychology Today revela que transtornos psicológicos afetam diretamente universitários. Foram selecionados 200 alunos de diferentes cursos superiores e 59% deles afirmaram se sentir sufocado pela quantidade de tarefas sem conclusão, sendo que muitos não conseguiam deitar e fechar os olhos para dormir. Pela relevância do tema, ele será abordado durante a XIV edição do Simpósio de Universitários do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, entre os dias 18 e 20 de maio.

Ter dor de cabeça, cansaço e insatisfação pode ser indício de ansiedade ou até mesmo de algum outro transtorno psicológico. A saúde emocional do estudante afeta muito seu rendimento acadêmico, como explica a coordenadora do Programa de Apoio Acadêmico ao Discente (Proad) do Unasp. “O aluno acaba tirando o foco dos estudos e focando apenas na sua situação. É algo que ele não tem muito controle”, afirma. “As coisas se tornam maiores do que realmente são, e o aluno se sente acuado, acha que não vai dar conta e as vezes acaba até desistindo”, acrescenta.

Ajuda

O universitário Andrew Clemente sabe muito bem o que é sofrer de ansiedade. Ele relata que sempre teve ansiedade, porém, ao entrar na faculdade o problema se agravou. “Eu senti ela crescendo gradativamente, principalmente quando chegava o fim do semestre”, declara. Com todas as preocupações, durante a noite Clemente não conseguia descansar pensando nos prazos e atividades que tinha para fazer. “No outro dia eu ficava super cansado, não rendia e não conseguia concluir o que precisava”, desabafa.

A procura de apoio é fundamental, afirma Ana Perez. “A pessoa tem que procurar estar bem com ela mesma e se o problema for grave ela pode procurar um profissional especializado na área para ajudar”, recomenda. Por sofrer, Clemente não tem dúvidas sobre a relevância de abordar o tema em eventos como o Simpósio de Universitários do Unasp. “Devemos nos preocupar muito com a nossa saúde mental, já que a mesma afeta fortemente nossas relações sociais e quando não saudável gera vários problemas”, reforça.

Mito

Considerando a dificuldade dos universitários de lidar com tais transtornos, a XIV edição do Simpósio Universitário do Unasp, terá como tema “O jovem universitário e as emoções”. O evento terá a presença de especialistas, pesquisadores, médicos e professores que estudam o tema das emoções. “É muito importante discutir e falar sobre isso para se ter um esclarecimento maior sobre saúde mental e assim possíveis problemas”, complementa a coordenadora do evento.

O encontro que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de maio é aberto para todos os universitários interessados no assunto, independente da instituição de ensino a que pertencem. ”.

Inscrição
As inscrições já estão abertas para o XIV Simpósio de Universitários. Os interessados podem fazer a inscrição no site oficial do Unasp(www.unasp.br/ec).

A instituição dispõe do serviço de hotelaria, restaurante e lanchonetes para os participantes que optarem por um pacote de hospedagem dentro campus. Devido a demanda do período é recomendado fazer reservas antecipadas pelo telefone (19) 3858-9900.

Serviço
Simpósio Universitário fala sobre emoções
O quê:
 Unasp abre inscrição para Simpósio Universitário
Onde: Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), localizado na vicinal Walter Boger, S/N. – Engenheiro Coelho.
Quando: 18 a 20 de maio de 2018.
Inscrição: Site do Unasp – www.unasp.br/ec – Dúvidas (19) 3858-9000.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.