01/12/2017

Saúde de Holambra entra em campo contra a Aids nesta sexta

DIA DE COMBATE À AIDS

O mundo celebra nessa sexta-feira, em 1º de dezembro, o Dia de Combate à Aids – e em Holambra a ocasião será lembrada com prevenção. A Prefeitura realiza entre os dias 1º e 15 do mês que se inicia nova edição da campanha Fique Sabendo, com diversas ações voltadas à orientação dos moradores.

Para dar início às atividades, equipes do departamento municipal de Saúde levam à Rota dos Imigrantes uma Tenda Vermelha, disponível das 9h às 20h, com bate-papo e distribuição de material informativo à população.

De acordo com o relatório divulgado em junho desse ano pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), cerca de 37 milhões de pessoas no mundo são portadoras do vírus – a maioria delas em países em desenvolvimento. No Brasil, mais de 800 mil pessoas convivem com a doença.

Além da tenda, o Fique Sabendo prevê ainda a realização de Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em todos os postos de saúde da cidade. Acolhimento a grupos de risco, orientações, distribuição de folhetos e de preservativos também fazem parte da atividade dessa primeira quinzena de dezembro. O Teste Rápido é realizado por enfermeiras capacitadas e oferece resultados em até 15 minutos – sempre com absoluto sigilo e discrição.

O diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, exalta que durante o ano todas as unidades de saúde de Holambra disponibilizam gratuitamente preservativos para retirada nas recepções.

“Buscamos sempre informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis”, conta. “O cuidado permanente com a saúde e uma rotina sexual responsável são importantíssimos para evitar riscos de contágio”.

Como funciona o Teste Rápido?

HIV: Se o teste for positivo, é realizada uma contraprova com outro teste, de outro laboratório. Se os 2 testes forem positivos, é confirmado o diagnóstico de HIV e o paciente é encaminhado para os serviços de referência (Unicamp).

Sífilis: Se positivo, é realizada a coleta de sorologia e o resultado sai em 10 dias. Se confirmado o diagnóstico, o tratamento é feito dentro do próprio município.

Hepatites B e C: Após o primeiro resultado confirmado, é realizada a coleta de sorologia, em que o resultado também fica pronto em 10 dias. Se confirmado, é feito o encaminhamento para o serviço de referência (Unicamp).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.