16/02/2017

Saiba quanto Holambra economizará com horário de verão

Moradores devem atrasar os relógios a partir deste domingo (19)

Leonardo Saimon

O Horário de Verão terminará oficialmente às 0h deste domingo (19) e os relógios de 10 estados brasileiros mais o Distrito Federal (DF) devem ser atrasados em uma hora. O novo horário começou no dia 16 de outubro de 2016, quando os ponteiros avançaram uma hora. A medida é adotada com a finalidade de se economizar energia. Em Holambra, no entanto, esta redução foi o equivalente a três dias de energia ou cerca de 700 mil kWh.

noticia_relogio-1476377792

Embora esta economia pareça irrisória, se somar a redução neste período em treze municípios da região o valor será significativo. O engenheiro da Cemirim e diretor do Departamento de Distribuição José Eduardo Quintana explica que a medida vai além da economia local. “As principais vantagens são a maior segurança na operação dos sistema elétrico – menor risco de apagões de grande porte -, menor consumo de energia elétrica e minimização da necessidade de mais investimentos no sistema elétrico”, elenca o engenheiro. Quintana também pontua o benefício indireto para o meio ambiente.

Nas regiões atuadas pela Cemirim, houve uma redução de energia bem acima da média nacional. A economia de energia nos municípios de Holambra, além de partes das áreas rurais de Santo Antônio de Posse (SP), Artur Nogueira (SP), Engenheiro Coelho (SP), Cosmópolis (SP), Aguaí (SP), Mogi Mirim (SP), Mogi Guaçu (SP), Estiva Gerbi (SP), Conchal (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Jaguariúna (SP) e Itapira (SP) atingiu 20% de todo o consumo. O que significa uma mês inteiro de energia economizada na Cidade das Flores.

No ano passado, as três regiões com horário de verão reduziram 4% a energia. Com isso, poupa-se também a água estocada nos reservatórios das hidrelétricas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.