24/12/2017

Saiba quais tradições holandesas inspiram o Natal de Holambra

Famílias de Holambra já se preparam para data festiva

Da redação

O Natal é uma das datas mais emblemáticas e comemoradas do país, como você provavelmente já sabe. Os costumes que ajudam a rechear o período natalino nas casas das famílias brasileiras vêm de diversos lugares do mundo ocidental. A tradição de comer peru na noite de Véspera de Natal, por exemplo, vem do famoso Dia de Ação de Graças, celebrado no dia 24 de novembro nos Estados Unidos. Já o Papai Noel evoca a imagem do lendário ancião que distribuía presentes nos países nórdicos, há muitos séculos atrás.

Holambra, por sua vez, possui mais uma fonte de inspirações natalinas nesta época do ano. Uma das maiores colônias holandesas do Brasil, a ‘Cidade das Flores’ não poderia deixar faltar nas casas dos descendentes neerlandeses algumas tradições natalinas oriundas dos Países Baixos. Por isso, o Portal Holambrense preparou uma lista com alguns dos costumes natalinos que pretendem “invadir” o natal de Holambra.

Segundo dia de Natal

Assim como na Páscoa, os holandeses possuem um segundo dia de Natal. Vinte e seis (26) de dezembro também é feriado nos Países Baixos. Na tradição, este dia “extra” é o dia reservado para a digestão. No Brasil, alguns setores da economia também costumam tirar folga na semana de festas.

Ceia

Todos sentados com suas pequenas panelas e um grande grill no centro da mesa. Ao redor, todo o tipo de carne, espetinhos, legumes e molhos. Essa é uma das tradições holandesas de final de ano. Muitos celebram o primeiro dia de Natal com esse tipo de ceia, que lembra um raclete ou fondue. Nos supermercados, vê-se embalagens com as carnes já preparadas e vê-se também muitas receitas de como incrementar o seu cardápio.

Mergulho no mar

Essa tradição holandesa começou em 1965. Todo ano, cerca de 10.000 pessoas tiram as sungas, biquínis e maiôs das gavetas e correm em disparada às águas geladas da praia de Scheveningen, celebrando assim a entrada do ano novo.

Músicas

Desde 1999, os holandeses elegem pela internet as melhores 2 mil músicas de todos os tempos. A lista é tocada entre o Natal e o Ano Novo em uma famosa rádio do país. Desde 2009, o programa começa a ser transmitido ininterruptamente entre às 12 horas do dia 25 de dezembro e à meia-noite do dia 1º de janeiro. Você pode conferir a programação da rádio na semana do Natal online.

Oliebollen

Um bolinho de chuva, só que numa versão maior. As enormes bolas de massa frita, geralmente com passas e polvilhadas com açúcar de confeiteiro, fazem parte do cardápio de Ano Novo na Holanda.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.