02/06/2017

Receita: Charuto de acelga com arroz integral e abobrinha

Versão vegana do charuto árabe

Caderno de Saúde

Que tal uma receita prática, saudável e deliciosa para o seu final de semana? Com ingredientes super fáceis de encontrar, trazemos hoje uma versão vegana do famoso charuto árabe.

unnamed - Cópia-1496432446

Vamos à receita

Ingredientes

15 folhas grandes de acelga
3/4 de xícara de arroz integral
1 xícara de cenoura ralada
3/4 de xícara de ervilhas congeladas
1 cebola roxa picada
1 abobrinha média picada
1 cebola grande
15 azeitonas verdes picadas
150 gr. de amêndoas sem pele picadas (também podem ser utilizadas castanhas-de-caju ou nozes)

Proteína vegetal de soja (PVT) a gosto
1/2 maço de cebolinha picada ou a gosto
Óleo vegetal

1 colher (chá) de açafrão-da-terra (cúrcuma)
Sal marinho e pimenta a gosto
Água Filtrada

Preparo
Lave o arroz integral e coloque de molho por no mínimo de 30 a 40 minutos em água filtrada. Em uma panela, refogue a cebola roxa em um pouco de óleo. Acrescente o arroz integral e mexa. Despeje 1 e 1/2 xícara de água filtrada fervente, tempere com o açafrão, sal e pimenta a gosto. Abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semi tampada. Quando a água estiver evaporando, acrescente as ervilhas e a cenoura. Misture, deixe terminar de cozinhar e reserve.

Lave as folhas de acelga. Coloque-as numa panela com água filtrada fervendo, acrescente sal uma a uma e deixe no fogo por cerca de 3 minutos. Retire-as e deixe secar sobre uma peneira ou pano de prato.

Em outra panela, refogue a cebola cortada grosseiramente com um pouco de óleo. Acrescente a abobrinha picada, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até os legumes ficarem macios. Tempere com sal e pimenta. Escorra a água que ficar no fundo.

Coloque as amêndoas e o PVT em uma frigideira quente, mexendo sempre, até que fiquem douradas (cuidado para não queimar). Em uma tigela grande, misture o arroz, a abobrinha refogada, as amêndoas, as azeitonas e a cebolinha picada. Acerte o sal. Recheie cada folha de acelga com a mistura, enrole-as formando um charuto e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

Rende quatro refeições

Receita por Rodrigo Pochmann, membro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) – Núcleo Interior Paulista

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.