01/09/2017

Professores de Holambra passam por treinamento para dar aulas de Empreendedorismo

Conhecimentos serão repassados para os 1.477 alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino

Da redação

Professores da rede municipal iniciaram na terça-feira (29), na escola Parque dos Ipês, a última etapa do treinamento para o “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos”, programa que vai permitir que os 1.477 alunos do 1 º ao 9º ano tenham a oportunidade de desenvolver, em sala de aula, habilidades e comportamentos empreendedores.

A iniciativa, que existe desde 2003, chegou a Holambra por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Sebrae. A entidade fornece todo o material didático e faz a capacitação dos profissionais da educação.

Essa, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy (PTB), é uma grande oportunidade para que os estudantes entrem em contato com o tema, reflitam sobre seu futuro profissional e possam fazer despertar a criatividade e o espírito empreendedor. “É uma janela que se abre para que eles possam explorar, através das aulas e da dinâmica estabelecida pelos professores, novas ideias e perspectivas. O trabalho com o Sebrae é uma parceria pelo futuro”, afirma.

Além da atividade de terça, presencial, o curso conta com fóruns de discussão e aulas pela internet. Os educadores são orientados a introduzir os conceitos de empreendedorismo nas disciplinas de maneira prática e lúdica durante a rotina escolar.

“É preciso que o professor tenha uma conduta empreendedora. Muitos precisam resgatá-la. Nosso papel é empoderar esses profissionais para que eles possam conduzir o projeto”, explicou a consultora do Sebrae São Paulo, Ana Maria Brasílio, que está à frente do treinamento. “O professor de matemática vai trabalhar, por exemplo, com formação de preço. O de artes vai auxiliar a confeccionar os itens, o de português a montar a ficha descritiva dos produtos”, pontuou.

A analista de soluções do Sebrae Campinas, Aline de Fátima dos Santos, comenta que o assunto é introduzido aos poucos, e a curiosidade é aguçada de acordo com cada idade. “É importante que os alunos saibam desde pequenos como é abrir o próprio negócio e que tenham ferramentas para vender seus produtos e serviços, em qualquer área”.

Durante o trabalho dessa semana, os professores puderam rever o que foi aprendido durante as aulas a distância, tirar dúvidas e experimentar algumas das atividades que vão ser propostas aos alunos. “Poder praticar é muito prazeroso. E a iniciativa é um novo caminho para complementar nosso trabalho. Eu já estou aqui com ideias para envolver com os estudantes em classe”, contou o professor Antonio Marcos Nonato de Araújo.

“É uma novidade, uma visão diferente. Já é feito um trabalho bem bacana aqui na rede e isso vem somar. Os alunos são abertos a novidades, são curiosos, se envolvem. Tenho certeza que esse programa vai ser bem recebido”, contou a professora Rosa Maria Vicente, que ouvia atenta às explicações da consultora do Sebrae.

“Estamos formando cidadãos e queremos que nossos profissionais se encantem com o programa para então colocar em prática tudo o que está sendo aprendido aqui com nossos alunos. Os educadores estão abraçando mais essa iniciativa. Todos vão ganhar com esse programa inovador para o município”, avaliou o diretor municipal de Educação, Amarildo Boer.

Passaram pelo curso professores do 1º ao 4º ano. No dia seguinte, quarta-feira (30), foi a vez dos profissionais do 5º ao 9º. A previsão de Boer é de que já na próxima semana os professores comecem a passar para os estudantes, durante o período regular de aulas, o que foi apreendido no curso. No fim do ano, os trabalhos desenvolvidos na sala de aula vão ser apresentados na Feira do Jovem Empreendedor.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.