09/07/2017

Primeiro diretor de Comunicação explica como pasta será desempenhada em Holambra

Ariel Cahen assume departamento com o desafio de estruturar pasta

Leonardo Saimon

O jornalista Ariel Cahen deixa a pasta de Cultura – que agora integra o departamento de Turismo, novamente, sob o comando de Alessandra Caratti – para assumir uma nova diretoria, a de Comunicação e Tecnologia da Informação. Cahen tem 29 anos e é natural de Santos (SP), litoral paulista. Todavia, há dez anos, o jornalista passou a morar em Holambra. Deste então, ele vem acumulando experiência na comunicação da política holambrense como assessor de imprensa tanto da Câmara Municipal de Holambra e, posteriormente, na Prefeitura. Um dos desafios do ex-diretor de Cultura será o de estruturar e executar ações referentes ao novo departamento.

Ao Portal Holambrense, Cahen faz uma avaliação de sua atuação à frente da Cultura e explica também qual o papel que o setor de Comunicação irá desempenhar no município. O jornalista elenca projetos que estão sendo viabilizados pela Comunicação e garante que os moradores podem esperar “muito trabalho” nesta nova pasta. “A comunicação desempenha atividades que são fundamentais dentro da administração pública”, corrobora.

Ariel Cahen1-1499455248

Ariel, o que você poderia elencar sobre iniciativas que foram desenvolvidas durante o tempo que você esteve respondendo pelo departamento de Cultura? Procurei dar continuidade ao trabalho que a Alessandra vinha desenvolvendo, mantendo, em parceria com o departamento municipal de Turismo, uma programação de eventos extensa e diversificada que pudesse proporcionar às pessoas opções de diversão e lazer próximas de casa e sem custo. Acho que avançamos no sentido de descentralizar as ações, levando as atividades da pasta para os bairros. Precisamos, por outro lado, avançar na oferta de oficinas e em projetos voltados à preservação histórica e cultural da cidade. Plantamos algumas sementes nesse período para que isso seja possível e tenho certeza de que essas serão iniciativas que a Alessandra encabeçará a partir de agora, com apoio de sua equipe, e que serão muito positivas para Holambra.

Qual a sua relação com a Comunicação? Sou formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e pós-graduado em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhei em redações de jornais por três anos antes de ingressar, em 2011, à função de assessoria. Estive por cerca de dois anos à frente da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Holambra e, na Prefeitura, atuei à frente da comunicação como Assessor de Imprensa por quase três anos antes de receber o convite para assumir a pasta de Cultura e Eventos.

O que mudou no setor de Comunicação da Prefeitura nos últimos anos? Do ponto de vista administrativo, apenas a ascensão à condição de departamento. Na prática, no entanto, o setor mudou completamente nos últimos quatro anos. A Prefeitura passou a se comunicar efetivamente com a sociedade, valorizando o papel dos veículos de imprensa. Passamos a ter um contato consideravelmente mais próximo das pessoas por meio das redes sociais, criando novos canais para o diálogo. Implementamos a ouvidoria em formato eletrônico e promovemos ações voltadas à gestão colaborativa, dando voz às pessoas que querem contribuir. Saímos de um cenário de transparência zero para conquistar, em 2015, segundo o Ministério Público Federal, média superior à do Estado e do Governo Federal no quesito transparência, com a quarta melhor nota da Região Metropolitana de Campinas. Contribuímos de maneira decisiva na divulgação do potencial turístico de Holambra, projetando nossa cidade para o país e ajudando a ampliar expressivamente a atividade turística. Há, naturalmente, ainda muito a ser feito. Muito a ser melhorado. Mas estou seguro de que iniciamos ações importantes em diversas frentes que foram e continuarão sendo essenciais para a cidade do ponto de vista de acesso, democratização e até mesmo de geração de renda.

Ariel cahen2-1499455395

A criação deste departamento era uma necessidade para Holambra? Por quê? Penso que sim. A comunicação desempenha atividades que são fundamentais dentro da administração pública, dando publicidade às ações e serviços, levando informações de interesse público à comunidade e atuando como um elo de ligação entre o governo, os departamentos municipais, a sociedade e os veículos de imprensa. Nessa era digital em que esses relacionamentos se dão em tempo real, sete dias por semana, o fortalecimento do setor é importantíssimo para que resultados cada vez melhores sejam possíveis. Há, além disso, o fato de Holambra ser uma estância turística. E não há turismo sem que antes haja comunicação. Procuramos fazer um trabalho forte nesse sentido ao longo dos últimos anos, com um impacto muito positivo.


A Prefeitura passou a se comunicar efetivamente com a sociedade, valorizando o papel dos veículos de imprensa


Antes de ser criado este departamento, como Holambra resolvia os problemas de Comunicação e Tecnologia da Informação? Com uma estrutura mais enxuta. A Prefeitura contava com os cargos de Assessoria de Imprensa, que ocupei por quase três anos, e uma chefia na área de informática, ocupada pelo analista de sistemas Yuri Pinheiro. Quando assumi a pasta de Cultura e Eventos, permaneci à frente da comunicação acumulando funções e coordenando o trabalho de novos colegas.

Ariel Cahen 4-1499455407

Você será o primeiro diretor de Comunicação de Holambra. Como você encara esta responsabilidade? Com serenidade. Acredito que a criação do departamento de comunicação representa um avanço importante para a cidade. Holambra, apesar de pequena, é uma cidade grande em representatividade. Um município que vai muito além dos seus limites territoriais e demográficos. Me sinto honrado pela oportunidade de ter feito parte de um trabalho, nos últimos quatro anos, que consolidou a importância da comunicação dentro da nossa estrutura e que permitiu essa conquista. Trabalhamos muito, percorremos um longo caminho e, por isso, me sinto tranquilo para assumir esse novo desafio.

Assumir a pasta de Cultura contribuirá para sua atuação na Comunicação? Se sim ou se não, de que forma? Toda experiência é importante e contribui para o nosso conhecimento e amadurecimento profissional. Apesar de serem universos distintos, há uma relação muito próxima entre a Cultura e a Comunicação. São áreas dependentes. Uma não é possível sem a outra.


“Acredito que a criação do departamento de comunicação representa um avanço importante para a cidade”


Há algum projeto sendo implantado ou previsto sob responsabilidade da Comunicação? Se sim, poderia citá-los? Nosso setor está diretamente envolvido em grande parte dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura. Na área de comunicação, especificamente, a intenção é ampliar a produção de conteúdo informativo e os meios de divulgação dessas informações, além de implementar novas ações que aproximem ainda mais o poder público da comunidade. A curto prazo, estamos trabalhando em um novo portal do governo para a internet, mais moderno e adequado. No setor de tecnologia da informação, estamos concluindo um trabalho de modernização dos equipamentos de informática e a instalação da rede de fibra ótica que interligará todos os prédios públicos. Pretendemos começar, em breve e em caráter experimental, a retomada do serviço de internet gratuita em pontos estratégicos da cidade.

Ariel Cahen3-1499455423

Qual o maior desafio que a Pasta de Comunicação deve enfrentar? Teremos um desafio inicial que será a estruturação do departamento e o planejamento das ações que pretendemos executar. Depois é correr atrás. É uma pasta nova e há muito a ser feito. O objetivo principal é levar informações de interesse público aos moradores e desempenhar um serviço que esteja à altura da cidade e da expectativa das pessoas.

 O que Holambra pode esperar de seu desempenho nos próximos meses? Muito trabalho.


“Estamos trabalhando em um novo portal do governo para a internet, mais moderno e adequado”


………………………………………………………….

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.